Essa coisa é verdadeiramente mágica! Ela parece relaxada com jeans, elegante com uma saia estreita, elegantemente com um longo vestido de noite ...
Coco Chanel (1883-1971), em maior medida do que muitos outros, determinou o desenvolvimento da moda moderna.
Por iniciativa dela, as mulheres tiravam os espartilhos, substituíam as longas saias felpudas por saias estreitas na altura dos joelhos e babados e babados luxuriantes por elegantes cardigãs de malha.
Coco Chanel se tornou o primeiro designer de roupas que trabalha para a indústria do vestuário.
Ela declarou guerra à "moda bárbara" de Paul Poiret (1879-1944) e transformou Paris em uma metrópole da moda.
Mas o mais importante é que seu estilo permanece relevante, apesar das constantes mudanças na indústria da moda, simplesmente porque ela foi capaz de antecipar novas tendências do século XX e criou uma nova imagem feminina.
Gabrielle Chanel nasceu na pequena cidade francesa de Somour, no Vale do Loire, em 19 de agosto de 1883. Aos 11 anos, após a morte de sua mãe, ela foi levada para um abrigo onde aprendeu a costurar. Aos 20 anos, ela entrou em uma boutique como vendedora. Uma renda extra para ela estava cantando no cabaré da Rotunda. Para as músicas mais populares do repertório, "Co-co-ri-co" e "Qui gu'a vu Coco", ela foi chamada de "Coco". Logo, Gabriel se mudou para Paris, onde em 1909 uma amiga Balzan a ajudou a abrir uma loja de chapéus femininos (na qual os famosos chapeus apareceram). Um ano depois, Gabriel, com a ajuda de seu amado e rico inglês Arthur Capel, abre sua própria casa de moda em Paris, em frente ao Ritz Hotel. Seu novo estilo de roupas revolucionou a moda dos anos 20 e, como conseqüência, a moda do século XX.Os principais sinais do novo estilo da Chanel são conforto, simplicidade, eficiência, naturalidade e elegância. Criando seus modelos, Gabrielle trabalhou apenas em modelos, forçando-os a se mover e gesticular.
Chanel cria a imagem de uma nova mulher: um corte de cabelo curto, um bronzeado, calças, vestidos de linho simples, casacos retos e justos. Em 1926, o famoso “vestidinho preto” apareceu: mal cobrindo os joelhos, com um decote redondo - em combinação com batom vermelho brilhante, um colar de pérolas brancas e sapatos pretos, parecia lacônico, elegante e erótico.
O vestido complementava perfeitamente o aroma dos perfumes Chanel nº 5 criados na época (em colaboração com o perfumista Ernest Bo) (segundo Coco, “perfumes para uma mulher que cheira a mulher”).
Na segunda metade dos anos 20, graças ao romance de Coco Chanel com o duque de Westminster, casacos de tweed e suéteres de lã tricotados tornaram-se moda. E, no início dos anos 30, apareceram lindos vestidos de noite esvoaçantes, bordados com fios dourados.
Coco Chanel nunca tentou parecer com tudo; ela não apenas pendurou as roupas que havia feito com as próprias mãos na janela, mas também as usava em todos os lugares. Coco Chanel era uma personalidade extraordinária - espirituosa, originalmente pensante e imprevisível. Ela se distinguia por um caráter forte, prudência, franqueza e, às vezes, cinismo. Ela conhecia muitas pessoas excelentes no mundo da arte e, muitas vezes, em seu trabalho, inspirava suas idéias originais.
Em 1939, a Chanel Fashion House foi fechada por longos 15 anos.No entanto, aos 71 anos de idade, Gabrielle retornou da Suíça para Paris e novamente conquistou o mundo inteiro com uma nova coleção. Em contraste com sua rival de longa data, Christian Dior, com seu estilo "New Look", ela se apresentou com ternos e vestidos simples e confortáveis para todas as ocasiões e para mulheres de todas as idades.
Um ano depois, apareceu um elegante terno no estilo Chanel - com uma saia reta e uma jaqueta sem gola e lapela, com bordas com bordas e botões de metal (veja a foto superior). Este traje ainda é popular e está presente em todas as coleções da Chanel Fashion House.
Jaqueta Chanel! Essa coisa é verdadeiramente mágica! Com jeans, ela parece relaxada, com uma saia estreita elegantemente, com um longo vestido de noite elegantemente. Mas, de qualquer forma, a jaqueta Chanel traz um toque de verdadeira elegância parisiense ao visual feminino!
Uma jaqueta que garante a seu dono uma aparência elegante pode ser vista agora de Paris a Tóquio para meninas e mulheres de qualquer idade. Dá um toque de exclusividade aos jeans gastos e ao terno de negócio mais caro, sempre com ótima aparência, independentemente de ser costurado com um tecido clássico de boucle, loden rústico ou lantejoulas. Em suma, uma jaqueta curta à la Chanel se tornou uma expressão concentrada de chique e elegância. A história de sua ocorrência é a seguinte. Pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, Gabrielle Chanel fechou sua Casa de Moda, depois deixou Paris e viveu na Suíça pelo primeiro período pós-guerra. Mas a partir daí ela assistiu de perto o desenvolvimento da moda em sua terra natal, e o que viu não era do seu agrado. Ela considerava vestidos da moda com cintura de vespa e saias pesadas luxuriantes contrários à emancipação feminina.De fato, nelas as mulheres pareciam bonecas e eram privadas de sua identidade.
E em 1954, uma enérgica dama da moda reabriu um salão em Paris e conquistou o mundo com sua famosa roupa aos 70 anos! Com o tempo, a jaqueta, que originalmente era apenas a parte superior desse traje, ganhou valor independente e se transformou em uma parte importante do guarda-roupa clássico.
◄ 1965. Doris Dai
O corte da jaqueta, que é esportivo, confortável e ao mesmo tempo feminino, praticamente não mudou ao longo dos anos: ele, como antes, possui uma silhueta livre e reta e um fecho de um peito, faltam lapelas, botões geralmente são dourados. A jaqueta também pode ser decorada com dois ou quatro bolsos pequenos.
Jaquetas Chanel reais são muito caras nos dias de hoje. No entanto, para aumentar rapidamente seu status de moda, não é necessário ter o original. Afinal, a famosa jaqueta foi copiada por milhares de empresas diferentes e alfaiates particulares. Curiosamente, a própria Chanel não teve nada contra: "Meus modelos são projetados para serem usados, não exibidos!"
Jaqueta Chanel! Essa coisa é verdadeiramente mágica!
2006. Molly Sims ►
Com jeans, ela parece relaxada, com uma saia estreita elegantemente, com um longo vestido de noite elegantemente. Mas, de qualquer forma, a jaqueta Chanel traz um toque de verdadeira elegância parisiense ao visual feminino!
2003. Linda Evangelista
2003. Inesse de la Fresange
2006. Katie Holmes
2008. Princesa da Espanha Letizia