Como proteger os sapatos dos efeitos do sal / reagente e o que fazer se o reagente já atingir os sapatos - dicas práticas.
Para salvar as calçadas da cidade da neve e do gelo, no inverno elas são tratadas com vários meios, reagentes líquidos e secos. Esses reagentes geralmente contêm cloreto de sódio, soluções de sais de sódio e cálcio e outros compostos químicos. Em diferentes casos e cidades, a composição dos reagentes pode ser diferente, mas o efeito que eles têm nos sapatos de couro é o mesmo: manchas brancas e, na pior das hipóteses, uma mudança na qualidade da pele e na forma dos próprios sapatos. Como proteger os sapatos do sal e evitar danos à pele?
Dicas para proteger sapatos novos:
1. Mergulhe os sapatos novos adequadamente com um spray
Antes da primeira utilização, molhe os sapatos com um spray repelente de água várias vezes. Manuseie os sapatos adequadamente, aguarde até que o produto seja absorvido e a pele seque, trate novamente. Geralmente suficiente 3-4 vezes a exposição. Se o produto não for mais absorvido, o efeito será alcançado: limpe os sapatos com uma toalha de papel e deixe secar adequadamente. Uma impregnação tão profunda é melhor realizada pelo menos uma vez por temporada durante toda a operação do sapato.
2. Em seguida, bata os sapatos
Após borrifar e secar a pele, aplique creme nos sapatos - é melhor se a cera de abelha estiver em sua composição. O creme para sapatos pode ser colorido ou incolor.Quando o creme for absorvido, polir a pele com um pincel ou pano macio.
Como cuidar de sapatos de camurça
Dicas para sapatos já expostos ao reagente:
1. Remova o sal
* Lave os sapatos o mais rápido possível (é mais difícil remover o reagente seco da pele). Não lave com água quente, mas com água morna. Preste atenção especial aos locais onde o reagente foi absorvido, bem como às costuras e articulações da pele. É bom usar um shampoo especial para sapatos. Imediatamente após a lavagem, absorva a água com papel toalha ou toalhas e deixe o vapor secar.
* Se as manchas de sal aparecerem novamente quando secas, você pode lavar os sapatos com água novamente ou usar vinagre. Dilua a água com 9% de vinagre 1: 1 e lave os sapatos de couro com esta solução com um pano ou esponja. Em seguida, lave a solução de vinagre com água, limpe e seque os sapatos.
* O óleo de mamona ou de linhaça também pode ajudar a eliminar manchas brancas dos sapatos de couro. Aviso: não use este método para sapatos de camurça e nobuck! Limpe os sapatos de couro lavados com um pano umedecido em óleo até que as manchas desapareçam.
* Outra opção, adequada inclusive para sapatos feitos de nobuck e camurça, é uma solução de amônia (1: 1 com água, use um pano e aja com precisão, lavando manchas e manchas específicas).
* Se houver uma espuma especial para limpar sapatos, use-a de acordo com as instruções.
2. Seque os sapatos
Como você sabe, é melhor secar não na bateria ou próximo a ela. Se os sapatos estiverem molhados, você terá que abandonar o uso até queaté secar completamente. Encha os sapatos com toalhas de papel ou jornais e seque em temperatura ambiente. Se houver almofadas especiais, é bom terminar os sapatos. Se as palmilhas forem removíveis, seque-as separadamente.
3. Spray de imersão
Quando o sapato estiver completamente seco, mergulhe-o com um spray repelente de água 1-2 vezes.
4. Para sapatos de couro, use creme
Aplique o creme nos sapatos de couro depois que o spray secar. Quando o creme for absorvido, polir a pele com um pincel. Para sapatos feitos de camurça, nobuck, couro envernizado, use produtos especiais (não domésticos).
5. Para sapatos de camurça, use uma escova.
Para sapatos de camurça, veludo, nobuck, use uma escova especial para uniformizar a pilha.
Como apenas descascar sua pele e camurça
Dicas para proteger os sapatos dos reagentes:
1. Use um spray
Uma vez por temporada, mergulhe profundamente os sapatos com um spray repelente de água. Aplique também um spray quando planeja usar sapatos em clima úmido: o reagente misturado com água absorve mais rapidamente. Para sapatos de camurça e sapatos de nobuck, impregnações especiais são praticamente o único meio de proteção contra o sal. Você pode usar um spray universal ou comprar um spray especial para camurça.
2. Para sapatos de couro, use creme e / ou óleo
Um polidor de sapatos aplicado com antecedência também pode ajudar a proteger os sapatos do sal. É melhor usar o creme combinado com uma impregnação por spray, para que a proteção seja melhor. Ajuda a proteger contra reagentes, umidade e óleo (mamona, linhaça). Vaselina também pode ajudar.
3. Leve lenços umedecidos com você.
Depois de andar nas calçadas da cidade polvilhadas com reagentes, nem sempre há a oportunidade de lavar os sapatos. Nesse caso, é a solução absorvida e seca do reagente que causa maior dano à pele. Portanto, é melhor levar consigo lenços umedecidos comuns (ou lenços umedecidos especiais para sapatos), a fim de limpar a sujeira e o reagente antes de secar.
Foto: Fashionista, bustle.com, pxhere.com
Como manter o tênis branco: 10 dicas e truques para a vida
Como lavar uma jaqueta para que o cotão não caia e como cotão após a lavagem?
Como lavar malhas: 8 regras simples