Transformar uma blusa simples ou um vestido modesto em uma modelo com um som romântico é muito simples! Basta decorar o produto com babados, babados ou babados.
Babados, babados e babados são muitas vezes confusos. Apesar de sua óbvia semelhança externa, no entanto, são detalhes diferentes, portanto, vamos descobrir qual é a diferença fundamental entre eles.
Babados, babados e petecas: como não estragar uma figura
Babados
Quilling (do francês "ruche"), como elemento decorativo da roupa, apareceu na Rússia na segunda metade do século XVIII, mas ganhou sua popularidade especial muito mais tarde. No século XIX, babados decoravam abundantemente os recortes de vestidos, mangas e chapéus decorados.
O quilling é, geralmente, uma tira reta estreita de tecido, que é adicionada ao longo de todo o comprimento, exatamente no meio da peça. Variações assimétricas também são aceitáveis quando a tira é cortada um pouco mais larga do que o normal e é adicionada um pouco à direita ou esquerda da linha média da peça. Em qualquer caso, os babados estarão localizados nos dois lados da peça (tira cortada). Em seguida, os babados são costurados no produto exatamente na semeadura de costura.
Se não houver tecido suficiente, você pode costurar um babado composto de várias partes (tiras).
Os babados são de camada única e multicamadas. Babados de uma camada podem ser feitos com uma tira de prendedor, por exemplo, em uma blusa.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Babados e babados: como ajustar a silhueta e não cometer erros
Folho
Babados são sempre cortados em uma linha reta. Ao mesmo tempo, é possível cortar a peça, tanto ao longo da lobar como através do tecido. Em seguida, o folho é aparado ao longo de uma borda longa até a largura desejada e só depois costurado no produto, colocando o ponto na máquina de costura próxima à linha de costura.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Babados são uma excelente solução para o descarte de restos de tecido que você deixou em projetos de costura anteriores. Você pode costurar uma saia pequena e charmosa para uma garota de babados multicoloridos:
Saia com três babados
Ou decore a peça acabada com um babado:
Como fazer um babado e decorar seu pulôver
Petecas
As petecas, diferentemente dos babados e babados, não precisam ser cortadas, a menos que você tenha como objetivo alcançar o esplendor máximo desses detalhes. Devido ao corte, um lado da peteca é reto e o outro é ondulado.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Se o modelo não fornecer uma peteca e você desejar decorá-la, por exemplo, com um decote ou alongá-la com a ajuda de mangas com babados, poderá cortar esse detalhe romântico mesmo sem um padrão:
Como modelar uma peteca sem um padrão
Ou use uma solução pronta de outro modelo:
Costuramos um vestido e uma blusa com petecas, um padrão
Além disso, as petecas também são usadas como elemento decorativo no interior, na maioria das vezes elas costuram cortinas parcial ou completamente com petecas:
Como costurar cortinas com petecas
Para que seções abertas de petecas pareçam perfeitas e a borda fique em ondas, elas devem ser processadas corretamente, por exemplo, em um overlock por uma costura de papel ou um ponto em zigue-zague estreito em uma máquina de costura. Até um novato pode fazer isso, detalhes em nossa master class:
Como processar a aresta com um ponto em ziguezague estreito
Além disso, existem os chamados babados complexos ou babados. Sua principal diferença em relação às suas contrapartes no tecido usado, por exemplo, com pregas e de forma incomum, quando os babados são feitos de uma tira na qual as dobras unilaterais ou próximas foram colocadas anteriormente. Um exemplo impressionante de um elemento decorativo complexo é um babado em forma de coração, que é tradicionalmente decorado com um dirndl clássico:
Jante em forma de coração faça você mesmo