Costuramos um "casulo de ninho" para o bebê com nossas próprias mãos: um padrão, uma aula de mestre e vídeo passo a passo.
Um colchão de casulo é um dispositivo conveniente que ajuda as crianças menores a mentir ou dormir com conveniência e conforto e facilita a vida dos pais jovens. Geralmente, um colchão de casulo é relevante para bebês de até 4-6 meses. Como um "ninho de casulo", você pode costurar com as próprias mãos para o seu filho ou como presente. O casulo é de duas faces: pode ser facilmente despejado e usado em ambos os lados, o que é muito conveniente. Pode ser lavado à mão e na máquina de lavar.
Pegue um tecido de algodão não muito fino, mas não muito grosseiro para o casulo. Antes do trabalho, é melhor lavar, secar e passar a ferro.
Foto: pinterest.com
Como costurar os lados em um berço: duas maneiras fáceis
Você precisará de:
- dois cortes de tecido de algodão com um tamanho de 105x65 cm (da mesma cor ou de cores diferentes);
- acabamento oblíquo acabado com 3-4 cm de largura, cerca de 2,5 m de comprimento (é melhor tirar com uma pequena margem) sob a fita (cordão) para apertar o ninho;
- um colar oblíquo pronto com cerca de 70 cm de comprimento para processar a borda do ninho;
- fita ou cordão de cetim com cerca de 2,8 m de comprimento;
- borracha de espuma de 2 cm de espessura, peça 68x28 cm (o tamanho já é cortado nas medidas necessárias, portanto, ao comprar, foque em medidas um pouco maiores);
- holofibra, também é syntepuh - 1 kg;
- renda - opcional, comprimento de 2,4 m;
- construir um padrão: uma grande folha de papel, uma régua, um quadrado, um lápis, tesoura;
- giz de cera, lápis ou marcador para tecido;
- máquina de costura e linha na cor do tecido;
- alfinetes;
- pino de segurança;
- linhas e uma agulha manual para deslocar;
- tesoura de alfaiate;
- ferro.
Envelope DIY para um recém-nascido
Sequência de trabalho:
1. Transfira o padrão para uma folha grande de papel e recorte o padrão. (Neste workshop, transfira para o papel e corte metade do padrão, dividindo-o ao meio longitudinalmente.)
Padrão de casulo:
Foto: pinterest.ru/yulianagunawan99
2. Dobre cada uma das duas seções de tecido ao longo do lado da frente ao meio e prenda-as. Coloque os dois cortes de tecido dobrados um sobre o outro para que as linhas de dobra correspondam exatamente.
3. Em cima do tecido, coloque o padrão de forma que sua borda coincida com as dobras dos cortes de tecido (para que o padrão não se mova, é conveniente colocar no topo, por exemplo, uma régua longa). Circule o padrão.
4. A uma distância de 1 cm da linha traçada, desenhe outra marca as margens da costura.
5. Faça uma marca de seleção, como mostrado na foto.
6. Por fidelidade, prenda ambas as seções do tecido com pinos (perfurando 4 camadas de tecido respectivamente) e corte as duas partes do casulo de uma só vez. Remova os pinos que você acabou de esfaquear.
7. Vire os detalhes do casulo, na metade dos quais já existe marcação, vire e, depois de anexar o padrão, circule-o (repita a etapa 3) - isso fornecerá uma peça completamente marcada. Não se esqueça de marcar (consulte o parágrafo 5).
8. Remova os pinos restantes de ambas as partes, desdobre as peças e dobre-as frente a frente. Chip-los com pinos ao redor do perímetro.
9. Em uma máquina de costura, costure uma linha ao longo da linha traçada de uma marca de referência para outra, costurando as peças ao longo da maior parte de seu perímetro. Faça pontos no início e no final da linha. Retire os pinos.
10. Para todos os locais arredondados do casulo perto da costura, faça entalhes com uma tesoura, não atingindo a costura de 2 a 3 mm. Em seguida, alise a costura inteira e torça o casulo.
11. Agora, ao longo de todo o comprimento da costura feita e passada a ferro, será necessário costurar uma guarnição oblíqua. Disponha o casulo e prenda a borda dobrada do embutimento no início da costura, como mostra a foto. É necessário costurar o colar com duas costuras na borda para que a costura que liga os detalhes do casulo permaneça no meio sob o decote - é assim que formamos o cordão. Aperte no início e no final de cada costura.Em áreas muito arredondadas, costure mais devagar para tornar a costura mais precisa.
12. Espalhe o casulo, dobre-o uniformemente e prenda-o ao longo do perímetro com alfinetes. É necessário fixar ambos os lados um em relação ao outro.
13. No padrão de papel, recorte a parte central (veja a foto). Anexe o restante da parte arredondada do padrão ao casulo, conforme mostrado na foto. As bordas arredondadas do padrão e do casulo devem corresponder.
14. Circule o tecido por dentro. Faça uma marca de seleção, como mostrado na segunda foto. Repita do outro lado e conecte as duas marcas de seleção com uma linha reta.
15. Coloque a linha ao longo da linha arredondada interna, começando um pouco mais cedo (veja a foto). Faça pontos no início e no final da costura.
16. Agora você precisa inserir uma fita para apertar o casulo no cordão do embutimento inclinado. Use um alfinete de segurança.
17. Corte as extremidades da fita obliquamente e prenda com um isqueiro.
18. Encha firmemente o rolo externo de casulo com a holofibra através dos dois orifícios abaixo.
19. Pin as áreas através das quais o rolo foi preenchido com pinos. Ao mesmo tempo, mova a hollofiber para dentro, para que ela permaneça dentro. A linha ao longo da qual você coloca os alfinetes deve ser cerca de 1 cm mais profunda do que a linha desenhada no tecido, ao longo da qual o casulo será costurado - ou seja, você precisa esfaquear essas áreas ao longo de uma linha a cerca de 2 cm da borda.
20. Agora você precisa cortar a parte da espuma. Espalhe a espuma na superfície de trabalho, coloque por cima uma parte do papel que foi cortada um pouco antes do meio do padrão do papel e circule duas vezes para que as bordas coincidam.
21. Para que a parte de espuma caiba no casulo, a espessura da espuma deve ser levada em consideração. Divida a espessura da sua espuma por 2 e reduza a peça pela distância resultante, marcando diretamente a espuma. Por exemplo: a espessura da borracha de espuma é de 2 cm, o que significa que você precisa reduzir a peça em 2/2 = 1 cm. Desenhe uma nova linha paralela à existente, partindo da linha original de 1 cm para dentro. Recorte a peça.
22. Insira a parte de espuma no meio do casulo e endireite-a bem.
23. Agora faça o furo no fundo do casulo com alfinetes. Observe: como no caso dos furos pelos quais o rolo foi preenchido (consulte a pág. 19), a espuma deve ser movida levemente para dentro e o furo deve ser perfurado ao longo de uma linha 1 cm para trás da linha ao longo da qual o casulo será costurado.
24. Agora você precisa costurar o casulo colocando uma linha ao longo da linha desenhada.
25. Corte os excessos, deixando 3-4 mm da costura.
26. Passe a guarnição oblíqua ao longo de uma borda mais levemente que a outra (o pedaço de papel verde na foto é para fins ilustrativos). Portanto, será mais fácil costurar a fita: você pode rabiscar com segurança pelo lado menos largo, certificando-se de que, por outro lado, a borda da fita não “escapa”.
27. Dobre o final do embutimento oblíquo e prenda a orla em toda a borda a ser trabalhada, conforme mostrado na foto.
28. Faça um corte inclinado, remova os pinos e costure-o.
29. Remova todos os pinos e endireite o enchimento de casulo.
30. Resta apenas retirar o casulo, dando-lhe forma. Segure as extremidades das duas fitas e puxe-as bem. Dê um nó e um arco. Feito!
Cobertor de bebê DIY
Mais detalhes - no vídeo:
Foto e fonte: YouTube / Sasha Mamasha