Criação

Costura com pérolas: uma breve história do bordado tradicional russo

Pin
Send
Share
Send

Desde os tempos antigos, as artesãs russas eram famosas pela arte do bordado em pérolas. Convidamos você a fazer uma fascinante jornada histórica conosco!

Hoje, com a palavra "pérolas", lembramos principalmente as pérolas Coco Chanel, o cordão lacônico de pérolas no estilo Grace Kelly, os cravos nobres que o brilho da moda tantas vezes recomenda como complemento perfeito para o visual da noite. E raramente nos lembramos (ou nem sequer sabemos!) Que o bordado com pérolas na Rússia era um tipo de bordado incomumente popular, no qual artesãs russas atingiam alturas sem precedentes!


Dispersão de pérolas: decorar a borda com veludo e miçangas


Costura de pérolas: rios e mares

Oficinas do Kremlin, 1672 a 1673

A primeira menção de pérolas na Rússia é encontrada em antigas crônicas russas. Por exemplo, na Crônica de Ipatiev, uma das mais antigas abóbadas analíticas russas, é mencionado que no incêndio de 1185 muitos itens bordados com ouro e pérolas queimaram em Vladimir. Naqueles tempos antigos, as pérolas dos rios locais eram usadas e, no futuro, a extração doméstica dessa pedra preciosa era impressionante: mais de 150 rios forneciam pérolas, do Volga ao córrego Pearl e à bacia do lago Onega e Zaonezhie. Mas com o tempo, as pérolas do mar se tornaram um dos artigos mais importantes das importações russas, assim no século XVII. Membro da missão diplomática sueca em Moscou, autor da descrição do reino russo, Johann Philipp Kilburger escreveu com sincera surpresa: "As pérolas foram usadas na Rússia mais do que em toda a Europa".

Nossos rios do norte eram tão ricos em pérolas que o estado era literalmente incapaz de controlar a produção e - por mais incrível que pareça! - os luxuosos vestidos de férias, bordados com pérolas, podiam pagar até camponesas comuns. O viajante Baron August von Hacksthausen, em suas anotações, nos dá uma idéia muito precisa da prevalência de pérolas no ambiente camponês de algumas províncias, por exemplo, Nizhny Novgorod, onde "toda camponesa usa de 200 a 300 e às vezes até 1000 pérolas reais em seu cocar" !

Podolnik feloni, Oficinas do Kremlin, século XVII

Tal luxo é explicado de maneira muito simples: foram os camponeses que se dedicavam à extração de pérolas dos rios, de modo que inevitavelmente uma parte significativa, embora não da mais alta qualidade, se estabeleceu nas famílias.


Jogo Pérola: Colar DIY


Tipos de pérolas e sua preparação

Apesar da abundância de pérolas, seu valor variava bastante e dependia, é claro, de tamanho e cor. As pérolas amareladas não foram homenageadas, portanto, por exemplo, as importações da China não eram populares, mas as pedras brancas como a neve ou as delicadas eram consideradas as mais valiosas. A forma também era de grande importância: pérolas de forma redonda regular eram chamadas de "redondas" ou "arremessadas" e pérolas de forma irregularmente oblonga que apresentavam crescimentos eram chamadas de forma diferente, por exemplo, "feio", "dentuço" ou "com chifres".

Antes do uso, as pérolas eram processadas em várias etapas. As pérolas recém-removidas das conchas não endurecem imediatamente e podem endurecer em qualidade quando endurecidas. Portanto, ele foi submetido ao chamado "decapagem". Portanto, esse processo é descrito em livros antigos sobre a captura de pérolas: “Os industriais, vendo o grão, o rasgam da carne e o colocam na boca, que eles mantêm por duas horas, e isso é chamado de“ decapagem ”. Depois disso, as pérolas em um pano úmido são mantidas no seio, até não endurecerá completamente. "As pérolas temperadas são frequentemente limpas e moídas adicionalmente usando, no pior dos casos, esmeril e no melhor diamante verdadeiro, e esse trabalho foi chamado de "pérolas de diamante". Então, com a ajuda de brocas de vários tamanhos, foram feitos furos nas pérolas (às vezes com uma espessura no cabelo humano!), Mas também é sabido que pérolas que ainda não estavam endurecidas para bordar podiam ser simplesmente perfuradas com uma agulha fina. Na fase final, as pérolas foram classificadas por tamanho: pequenas, médias, grandes.


Colar de pérolas DIY


Bordado de pérolas: arte feminina

Princesa Yusupova Zinaida Nikolaevna. Roupa para a bola. 1903

Costurar com pérolas, também chamado de "abaixar", "sondar", era considerado uma prerrogativa das mulheres, em contraste, por exemplo, no ramo de rendas, no qual homens atados eram comuns. A fama das artesãs russas chocalhava mesmo fora do país! "Na costura", escreveu o nobre sueco Peter, "eles são habilidosos de tal maneira que superam muitas bordadeiras com pérolas e seu trabalho foi exportado para terras distantes."

A demanda por costureiras era tão alta que as oficinas começaram a aparecer em todos os lugares, não apenas nos mosteiros, mas também seculares, os chamados "luminares". Obras conhecidas dos luminares dos príncipes Staritsky, dos boiardos de Godunov, dos "convidados comerciais" dos Stroganovs e de muitos outros.

Instruções, Oficinas do Kremlin, 1672 a 1673

Muitas vezes, a anfitriã da casa dirigia um luminar - a nobre, a princesa, a rainha, que, em regra, era ela mesma uma artesã habilidosa. O pessoal das costureiras era formado, dependendo da riqueza da cabeça da casa, e às vezes chegava a centenas, enquanto as esposas e filhas dos militares se envolviam em bordados nos aposentos de cavalheiros de alto escalão, e os camponeses simples trabalhavam nas casas mais simplesmente.

Técnicas e técnicas

Museu Unido do século XII - Reserva Unida do Estado de Novgorod

Os primeiros exemplos de técnicas de costura com pérolas que chegaram até nós são as bolsas do século XII, armazenadas no Museu Novgorod. O fundo é feito de pequenas pérolas, colocadas diretamente em um tecido sem piso, as chamadas "pérolas de esgrima". A partir do século XV, como regra, as pérolas são costuradas não em tecido, mas em um piso feito de um cordão branco em uma ou duas linhas, ou de fios brancos, “brancos”. Então, de fato, a técnica é chamada - plantio branco.

As vantagens de tal técnica são óbvias: se o tecido básico se desgastasse, a costura poderia ser cortada e transferida para um novo fundo e se pedras fossem arrancadas de seções separadas, o padrão, devido ao piso, não se rompia e era facilmente restaurado.

Ao plantar, as pérolas espalhadas em veludo preto são amarradas primeiro com uma agulha em um longo fio branco de linho ou seda. O fio da pérola geralmente é disposto em um padrão e é anexado com um ponto de cruz a outro fio, enquanto o ponto é feito atrás de cada pedra individual.

Muitas vezes, o bordado em pérola era adjacente ao bordado em ouro, por exemplo, embainhado em ambos os lados com um cordão de 6-7 fios de ouro torcidos juntos. Além disso, uma variedade de materiais, brilhos e outras pedras preciosas foram usados.

Sakkos, Oficinas do Kremlin, 1696

Um fato interessante: todas as amostras de costura antiga, realizadas no aro (independentemente da técnica), foram lubrificadas na parte de trás com uma pasta soldada em kvass para evitar que o trabalho encolhesse ao removê-lo! Nesse caso, a cola era aplicada diretamente à mão na parte de trás da costura e, às vezes, principalmente em grandes trabalhos, todo o lado errado era manchado.

As técnicas de costura de pérolas são muito diversas e inventivas, portanto, quem quiser estudá-las hoje em toda a sua diversidade e sutileza terá que não apenas bisbilhotar livros, mas também estudar em uma oficina de perfil!

"Minhas pérolas doces são doces no seu peito! ..." I.A. Bunin, 1901

Armaduras

A costura com pérolas pode ser dividida em duas áreas principais: secular e igreja.Do ponto de vista religioso, as pérolas estavam diretamente associadas à pureza, pureza e santidade, por isso não só era amplamente usada na decoração de vestimentas da igreja e na criação de ícones, mas também era retratada em afrescos como decoração de roupas de anjos e santos.

Instruções, a segunda metade do século XVII.

No século XVI, a arte de costurar com pérolas começa a se desenvolver e a se desdobrar ativamente em toda a sua diversidade - antes de tudo, nas roupas luxuosas do soberano e de sua comitiva. O embaixador do imperador Maximiliano II Hans Kobenzl descreveu o manto de Ivan, o Terrível, completamente coberto de diamantes, rubis, tolos e outras pedras preciosas e pérolas do tamanho de uma noz! E este é apenas um dos muitos, muitos outros testemunhos de convidados estrangeiros, impressionados com a grandiosidade da decoração e do traje real. Não apenas as roupas de férias eram bordadas com pérolas, mas também a parte superior, por exemplo, casacos de pele e capas de chuva, chapéus, caftans, corrimãos e até sapatos!

Bota, segunda metade do século XVII, Armoury

Na segunda metade do século XVII, a costura com pérolas alcançou seu verdadeiro auge: as composições se tornaram mais complicadas, as técnicas e técnicas foram aperfeiçoadas e uma inventividade surpreendente. As roupas masculinas e femininas eram igualmente bordadas com pérolas: panfletos, criadores de almas e meninas, mas a costura com pérolas era especialmente apresentada nos cocares das mulheres - chutes, kokoshniks, franjas, curativos, coroas, coroas, bordados, etc. pérolas e pedras preciosas, os chapéus eram de grande valor e muitas vezes eram apresentados como um presente precioso, e também transmitidos por herança.

Retratos de Konstantin Makovsky

Pérola costura pôr do sol

No século XVIII, infelizmente, o desejo de substituir materiais caros por materiais mais baratos começou a ganhar - pérolas reais foram cada vez mais substituídas por falsas. Além disso, a razão não era apenas que, em 1680, um método foi inventado em Paris para criar pérolas artificiais, nas quais as contas de vidro eram preenchidas com uma composição especial e realmente pareciam muito com pedra real, mas também porque a indústria de pérolas na Rússia entrou em decadência. Recursos, inclusive devido à produção descontrolada, foram esgotados, o que também foi contribuído por uma mudança na ecologia, inundação da costa e turbidez da água com suspensões minerais. O mesmo destino aconteceu em muitas outras áreas de mineração de pérolas em todo o mundo. A costura com pérolas diminuiu gradualmente e, adaptando-se à situação atual, os mestres misturaram pérolas naturais e pérolas falsas em uma única peça, criando a aparência de autenticidade.

Kokoshnik. Pérolas do rio, madrepérola, miçangas, bordados a ouro. Província de Olonets, século XIX. Museu Russo

Mas inesperadamente no século XX. a situação mudou dramaticamente. De repente, pérolas de origem desconhecida começaram a aparecer no mercado de Londres e, durante algum tempo, comerciantes e joalheiros acreditaram que um novo local de extração havia sido encontrado ... No entanto, a verdade logo se abriu - eles aprenderam a cultivar pérolas, ou seja, cultivá-las artificialmente. A rigor, essas pérolas não podem ser chamadas de falsificações; sua produção é um processo difícil, às vezes levando até 12 anos! Porém, assim que as pessoas encontraram uma maneira de distinguir com precisão as pérolas naturais e as cultivadas, os preços das últimas caíram acentuadamente.

Kokoshnik, lábios Novgorod. Bordado com pérolas do rio. Museu Russo, São Petersburgo.

Hoje, mais de 90% das pérolas são cultivadas em plantações e, além disso, existem maneiras de criar artificial - por exemplo, camadas de pérolas em uma bola de base. O preço das pérolas naturais é extremamente alto e é produzido muito pouco, porque para obter várias pérolas de alta qualidade, você precisa matar cerca de cem amêijoas!

Hoje, resta admirar a impressionante grandeza do bordado russo em pérolas - que, no entanto, pode ser dominado hoje.


Colar de pérolas DIY


Ao escrever o artigo, foram utilizadas as seguintes fontes:

M.N.Mertsalova "Pérola Viva"

I.I. Vishnevskaya "Costura de pérolas na Rússia"

T.T. Ivanova "O vestido de pérolas"

L.I. Yakunin "costura russa com pérolas"

S. Baghdasarova "O amor pelas pérolas: pérolas na arte russa"

N.M. Schekotov "costura russa antiga"

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Tiara de pérolas n6 e n3 e strass fácil de fazer Suh Bessone Aula 33 (Julho 2024).