Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Você já ouviu falar de tecidos como cady ou filkup? Vamos falar sobre esses materiais incomuns em mais detalhes!
A roupa começa com o tecido ... Mas nem todos os tecidos podem ser encontrados com informações - para tecidos com o nome cady ou filpepe - você dificilmente encontra algo além de uma descrição geral e até mesmo em fóruns estrangeiros, como se esse fosse um grande segredo. Nós, usando tecidos de nossa variedade e conhecimento reunidos pouco a pouco, falaremos mais sobre esses materiais.Kadi - "água corrente"
Como descrever o que é tecido cadi? Pelo contrário, é um crepe duplo com uma pequena margem de elasticidade, muito menor que a das malhas de crepe. A superfície da matéria é fosca, com um brilho mínimo - como se os raios do sol estivessem dissolvidos nela. Na textura - é mais perto do crepe e do cetim, e no corte que você pode ver - o tecido tem uma "espessura", porque o material é criado por uma camada de duas ou três camadas.
As linhas do tecido diferem na textura - na foto à sua frente está uma amostra de tecido “esfarrapada” da nossa loja, o que mostra claramente - as linhas da direção transversal são mais finas, torcidas, enquanto outras são mais soltas e “volumosas”.
A plasticidade deste tecido é bastante original - você parece ter nas mãos uma superfície lisa e tangível, pesada, deslizante e ao mesmo tempo flexível e fluida.São as dobras macias do tecido cadi, fluindo por uma cachoeira - geralmente dão uma aparência luxuosa aos produtos acabados. Sim, não vamos escondê-lo - dobras podem formar-se na saia ou nas calças acabadas, mas o tecido restaura rapidamente sua aparência original e não há vestígios das dobras. E, apesar da espessura, é um material respirável e confortável, mais "legal" do que uma camisa - você pode costurar roupas para o verão em tecido cadi, por exemplo, no centro da Rússia.
Inicialmente, o tecido cadi foi criado exclusivamente a partir de seda para alta costura e vestidos de noite, e foi produzido no sul da França. Muito caro, não estava disponível para roupas do dia a dia e, gradualmente, os trabalhadores têxteis começaram a substituir os fios de seda por matérias-primas mais acessíveis. Hoje, você pode encontrar seda, algodão, viscose, rayon, lã e acetato como parte do cadi, na maioria das vezes com a adição de elastano. E a maioria dos governantes de roupas prontas, mesmo de marcas conhecidas como Marni, St. John, Armani, Stella McCartney ou Gucci usam tecidos cadie com uma ampla variedade de composições - tanto vestidos de noite deliciosos quanto coisas cotidianas são feitas a partir desse tecido - jaquetas, calças, saias, macacões.
Veja tecidos cadi em nossa loja online.
Roupas de caddie de Versace, D&G, Elie Saab
Filkupe - “Abaixo o fio extra”
O nome dos tecidos filkupé vem do fil coupé francês, que literalmente significa "fio cortado". E, na maioria das vezes, eles caracterizam esse material como um tipo especial de tecido, com fios de trama adicionados adicionalmente. Acima de tudo, o filkupe é semelhante ao jacquard ou organza dupla, embora o processo de fabricação desse elegante tecido tenha características próprias.
Antes de liberar os primeiros metros de tecido à venda, designers e tecnólogos têxteis criam e testam centenas de amostras para encontrar a melhor relação entre a urdidura, os fios trançados, a textura desejada e a facilidade de uso. Tudo tem seu significado na amostra - a espessura dos fios do padrão, o grau de tensão e a tecelagem do próprio padrão. E somente então facas afiadas são trazidas repetidamente para o tecido, cortando fios desnecessários e deixando a base intacta, o que exige um alto grau de precisão das máquinas têxteis. Mesmo na foto, você pode ver, para o filcópio, um corte muito uniforme e limpo dos fios ao longo do lado errado do tecido.
O que essa tecnologia oferece? Antes de tudo, reduz o peso total do tecido e, consequentemente, os produtos dele. Até a franja feita com a tecnologia filcope será mais arejada e voadora, e o tecido no corte será mais fino e elegante, com jacquard.
A textura volumosa, a capacidade de usar um grande número de cores e fios sem aumentar o peso do material tornaram a filkupa a favorita das passarelas - vestidos arejados e delicados de alta moda, vestidos de noite e de casamento - esses são os produtos nos quais o tecido filkupe foi usado pela primeira vez. O luxo e a individualidade deste tecido transforma silhuetas simples e envolve em magia um corte simples. Mas designers e trabalhadores têxteis sempre vão mais longe em seus experimentos - coisas do cotidiano já são feitas, costuradas com tecido de filkupe - de capas de chuva a blusas.
Veja o tecido filkupe na nossa loja de tecidos.
Roupas Filkup da Lanvin, Temperley London, D&G
Material preparado por Svetlana Aleshina, loja de tecidos online art-fabric.ru.
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send