Criação

Procura moles

Pin
Send
Share
Send

Todo mundo tem toupeiras. Alguns até pensam que quanto mais existem, mais felizes são as pessoas. Os cientistas têm uma opinião diferente sobre esse assunto - quanto mais manchas, maior o risco de degeneração.

Segundo as estatísticas, cada pessoa tem uma média de 20-40 moles. Embora haja campeões. Como não perder o momento e quando se preocupar? A coisa mais perigosa que uma toupeira inofensiva e até fofa pode se transformar é o melanoma, o câncer de pele mais agressivo. É verdade que é insidioso: tamanho pequeno, boa camuflagem, rápida propagação.

Momento perigoso

As toupeiras aparecem logo após o nascimento e, à medida que a pessoa envelhece, seu número geralmente aumenta. Eles podem ser amarelos, marrons, pretos. Tudo isso está dentro da faixa normal. Mas, às vezes, a toupeira começa a crescer de maneira desigual e mancha, sua superfície fica "polida" ou começa a sangrar. Então a toupeira requer muita atenção. Segundo os médicos, em 80% dos casos, as toupeiras existentes são degeneradas em melanoma.

Os médicos recomendam inspecionar regularmente a si mesmos e suas toupeiras velhas e novas por conta própria. Tudo o que parece incomum indica claramente a necessidade de uma consulta com um dermatologista.

Os especialistas desenvolveram uma abreviação com a qual é fácil rastrear possíveis alterações. No Ocidente eles a chamam ABC (alfabeto) de melanoma.

A (assimetria): assimetria. A toupeira cresce de maneira desigual. Normalmente, se uma linha reta é traçada pelo meio da toupeira, as metades devem ser simétricas.

B (fronteirairregularidade): borda irregular, robusto, confuso - um dos sinais de renascimento. Uma toupeira benigna geralmente tem bordas claras e uniformes.

C (cor): cor. Normalmente, uma toupeira é inteiramente de uma cor. Se houver manchas de tons de preto, vermelho e cinza, você precisa consultar um médico.

D (diâmetro): diâmetro. Se a toupeira tiver mais de 6 mm de diâmetro (aproximadamente o tamanho de uma borracha na ponta de um lápis), será necessária a supervisão de um especialista.

E (evoluindo): variabilidade. Refere-se à variabilidade de qualquer característica: cor, forma, tamanho. Normalmente, as toupeiras permanecem inalteradas ao longo da vida.

Se houver sintomas alarmantes, o médico poderá prescrever uma dermatoscopia quando examinar uma toupeira com um aumento poderoso e iluminação aprimorada através de um dermatoscópio. Assim, você pode criar um photocard de toupeiras individual. O dispositivo as fotografa e, em seguida, um programa especial cria uma espécie de mapa, fixando cada formação na capa. Na próxima vez que uma pessoa for ao médico, será possível comparar os cartões do ano passado e dos atuais. Os dermatologistas estão confiantes de que esses cartões são uma excelente ferramenta para o diagnóstico precoce do melanoma.

Atenção especial

Há uma categoria de pessoas que precisam triplicar a atenção às toupeiras. Primeiro de tudo, aqueles que tiveram casos de melanoma ou outras doenças oncológicas na família, bem como aqueles que já tiveram toupeiras suspeitas removidas. Além disso, pessoas com cabelos loiros ou ruivos e pele clara estão em risco aumentado.

Você pode remover todas as toupeiras, mesmo que elas, como dizem os médicos, sejam calmas, mas não bem localizadas, interfiram ou simplesmente não gostem.O método de represália, é claro, é discutido com um dermatologista. No entanto, apenas o bisturi de um cirurgião é adequado para toupeiras suspeitas, porque você precisará analisar e descobrir o que era essa formação e se há um risco à saúde.

O equipamento moderno permite remover quase completamente as toupeiras, mesmo na face. Se a cicatriz permanecer, ela poderá ser corrigida posteriormente com um laser.

5 razões para consultar um dermatologista:

1. A toupeira escureceu ou, inversamente, adquiriu uma tonalidade mais clara.

2. Vermelhidão da própria toupeira ou processo inflamatório ao redor do local. Perder essa inflamação é difícil.

3. Formigamento, queimação, quaisquer outras sensações nos lugares das toupeiras. Em um estado calmo, eles são insensíveis.

4. Qualquer uma das letras descritas acima apareceu ABCs (ABCDE).

5. Na toupeira, os cabelos cresceram e, de repente, começaram a cair.

Fatores de risco

O sol

O curtimento de chocolate não tem nada a ver com saúde. Os raios ultravioletas causam danos ao DNA e são a principal causa de doenças malignas da pele. Quanto mais uma pessoa está ao sol, maior a probabilidade de consequências desagradáveis. Os cientistas atribuem o risco de desenvolver melanoma às queimaduras solares recebidas na infância.

Solário

5-10 minutos no solário são iguais a um dia inteiro na praia! Sua visita aumenta o risco de desenvolver melanoma.

O artigo foi publicado nos materiais da revista "Good conselhos" 5/2013

Texto: Elena Babicheva. Foto: annkozar / Fotolia.com

Material preparado por Julia Dekanova

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Hungria Hip Hop - Primeiro Milhão Official Music Video (Novembro 2024).