Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send
Resto 2014. Verão. Montanhas, florestas, mar - como escolher e o que é certo para você?
Basta fechar os olhos e, por um momento, imaginar a superfície da água no horizonte, a borda das montanhas ou o farfalhar de copas de árvores com raios brilhando através da folhagem, à medida que a tensão se liberta, a dor de cabeça evapora, um segundo vento chega. A natureza, mesmo em uma forma tão imaginária, é a melhor curadora. Mas onde vale a pena sair de férias? A resposta a esta pergunta dirá a geografia médica.picos de montanhas
O ar limpo e fresco da montanha, com aromas de ervas do campo e saturado com íons de ar, revigora e melhora o bem-estar. Isso é muito útil se as baterias internas estiverem esgotadas devido a fadiga crônica e precisarem ser recarregadas com urgência. Mas especialmente esse ar é curativo na asma, em problemas dermatológicos e também na anemia - anemia, porque o ar rarefeito estimula a formação de sangue. Bem, é geralmente recomendado que as vítimas de alergias ao pólen durante a estação perigosa (primavera-verão) repousem principalmente nas regiões montanhosas: nos Urais, no Cáucaso, nos Bálcãs, nos Cárpatos, nos Alpes ou nos Pirineus. Acima de 1200 m, é sempre fresco, não há calor e o ultravioleta possui propriedades verdadeiramente curativas, explicadas pela proporção ideal entre os raios UVB e UVA. Os primeiros são poucos e os segundos muitos: nesta combinação, curam várias doenças de pele.Os cientistas tentaram usar a luz com as mesmas características para a fisioterapia - houve uma melhora, mas fraca e a curto prazo. A radiação natural foi 30 vezes mais eficiente!
O único “mas”: o descanso nas terras altas é contra-indicado para pacientes hipertensos, bem como para aqueles que sofrem de insuficiência cardíaca ou pulmonar - em um ambiente rarefeito, eles começam a sufocar. E com doença cardíaca coronária (DCC), áreas com elevações elevadas devem ser evitadas.
Gorjeta: Em todas as oportunidades, beba das nascentes da montanha. A água aqui está realmente viva - alivia a fadiga, acalma os nervos, causa uma onda de força, porque flui das geleiras derretidas. Não há deutério - um isótopo especial de hidrogênio, duas vezes mais pesado que os átomos comuns, que é pouco absorvido pelas células e complica os processos metabólicos. A água derretida permite que o corpo economize uma quantidade enorme de energia e ative a vitalidade, restaure o equilíbrio hormonal e até, dizem eles, cura a infertilidade.
Beleza e saúde dos médicos florestais
Os psicoterapeutas austríacos criaram uma maneira incomum de lidar com o estresse. Quando as emoções começam a rolar, basta discar um determinado número no telefone e ouvir o silêncio da natureza (os microfones que transmitem os sons de cura da floresta são instalados em reservas naturais no sul do país e são ativados automaticamente). O farfalhar das folhas, o murmúrio de um riacho, o canto dos pássaros em poucos minutos trará os nervos em ordem não pior do que uma sessão de psicoterapia. No entanto, não há nada de surpreendente nisso. A floresta realmente pacifica e cura com perfeição muitas doenças.Ao mesmo tempo, não apenas os sons da natureza, mas também as próprias árvores têm um efeito curativo. Os pesquisadores notaram: nos sanatórios localizados no território da floresta, os pacientes se recuperam melhor do que nas clínicas urbanas e a equipe médica na zona verde está menos cansada. Além disso, o ar na floresta é mais limpo e rico em oxigênio; há muitos íons negativos e fitonídeos nele - antibióticos vegetais que destroem bactérias nocivas. É melhor tratado com larício, abeto, pinheiro, cedro, bétula e álamo tremedor. Mas os fitoncídios são secretados por árvores inteiras e saudáveis - dos galhos quebrados de bétula trazidos da floresta para casa, praticamente não há benefício.
Gorjeta: Se o seu ponto fraco é a garganta, pulmões ou nasofaringe, procure um sanatório ou uma casa de repouso em uma floresta de pinheiros. Núcleos e hipertensos respiram melhor em florestas decíduas. As florestas de carvalhos e bosques de bétulas ajudam a fortalecer a imunidade, aliviar o estresse, a depressão e a tensão nervosa. E castanhas são perfeitas para combater insônia e medos. Você sofre constantemente de enxaqueca? Caminhe pelos becos de tília, mas fique longe de choupos, caso contrário a dor de cabeça se intensificará.
Na areia do mar
Quem não gosta de passar pelo menos uma semana à beira-mar! Assim que você inala o cheiro das ondas com todo o peito, uma onda de força é sentida imediatamente e a fadiga desaparece sem deixar vestígios. Não há segredo aqui: o ar do mar limpo e úmido é cheio de íons de ar curáveis, ozônio e minerais, especialmente magnésio anti-estresse. E a natação melhora as funções do sistema músculo-esquelético, forçando todos os grupos musculares a trabalhar, e fornece uma carga útil sobre o sistema cardiovascular e os pulmões!
Gorjeta: Para que suas férias na costa mágica sejam benéficas para sua saúde, você também deve escolher o lugar certo. Portanto, o Mar Negro, de Sochi ou da Turquia, é um subtrópico úmido. Para núcleos e hipertônicos, será muito abafado aqui! Eles devem prestar atenção à Crimeia, Anapa ou Bulgária - o sol nesses locais é mais suave e o ar é mais seco. E se
Se você costuma ter um resfriado, pode ser curado pelo Mar Vermelho (Egito, Israel, Jordânia, Emirados Árabes Unidos). O mar morto (a propósito, o mais salgado) é uma excelente opção para quem tem problemas na coluna, coração, rins, estômago, bem como nos sistemas nervoso e reprodutivo. O poço mediterrâneo cura doenças comuns, ajuda a se recuperar de ferimentos e operações, mas para os asmáticos que começam a engasgar em uma atmosfera quente e úmida, é melhor relaxar nas margens do Adriático - na Croácia, Montenegro, Itália. Quem sofre de alergias vai se sentir bem nas ilhas de Malta, Sicília, Creta e Chipre, onde todos os alérgenos são lançados para o mar. Você sonha em relaxar nas Maldivas, no Oceano Índico ou na Tailândia? Ótimo, mas planeje uma viagem de outubro a abril, quando o clima não estiver muito quente e não haverá estação chuvosa. Você não deve levar crianças pequenas com você - é difícil adaptar o corpo a um clima diferente. Com as crianças, é melhor passar férias de verão no quente mar de Azov.
TEXTO: IVAN BRANCO. FOTO: PR, LEGIÃO-MEIOS DE COMUNICAÇÃO; Yellowj/ROBERT NEUMANN/LEKSELE/ARCUS/DUDAREV MIKHAIL/MARGO555/GENNADIY POZNYAKOV/GOODLUZ/FÓTON75/FOTOLIA.COM.
Material preparado por Julia Dekanova
Share
Pin
Tweet
Send
Share
Send