Fazendo uma dieta, todos esperamos ficar mais magros, tonificar o corpo e, idealmente, até melhorar nossa saúde. Mas as dietas online são tão seguras e úteis?
Existem muitas dietas diferentes no mundo, mas todas elas podem ser divididas condicionalmente em dois grupos. Os primeiros são médicos, estritamente regulamentados por indicações médicas, os últimos visam exclusivamente a perda de peso e, francamente, nem todos seriam aprovados pelo seu terapeuta.
Leite e salada, proteína de 10 dias, japonesa, dieta paleo, dieta Atkins, dieta mediterrânea ... Há muito por onde escolher! Mas, ao escolher, tenha cuidado e cuidado, porque absolutamente cada uma dessas dietas possui não apenas várias restrições à saúde, mas também vários efeitos colaterais. Hoje vamos falar sobre as consequências mais insidiosas da dieta para perda de peso, que poucas pessoas pensam com antecedência!
1. Edema
Muitas dietas populares restringem o consumo de carne, por exemplo, sugerem que você se sente nos mesmos legumes e frutas, na melhor das hipóteses complementando-os com cereais. De fato, essa dieta priva dramaticamente você de proteínas, que, como você sabe, não são apenas o material de construção das células do nosso corpo, mas também desempenham um papel crucial no metabolismo do sal de água.Ao remover proteínas da dieta, você quase inevitavelmente provocará uma violação do equilíbrio de fluidos, o que levará a edema.
Talvez, nesse caso, pelo contrário, dietas proteicas que limitem a ingestão de gorduras e carboidratos ajudem a perder peso e evitar inchaço? Infelizmente, dietas protéicas realmente, a princípio, ao carregar os rins, aumentam a excreção de água do corpo, mas nesse caso, primeiro, você pode encontrar desidratação e, em segundo lugar, mais cedo ou mais tarde, o corpo começará um "contra-ataque" - aumentará a produção de hormônios que contribuir para a retenção de líquidos. Como resultado - tudo o mesmo inchaço.
2. Pressão
Dietas sem carboidratos, por exemplo, a dieta Ducan, que é muito popular na Rússia, é claro, têm suas vantagens - você recusa carboidratos rápidos, os mesmos pães e doces, que são definitivamente demitidos nas laterais com quilos extras. Mas, ao mesmo tempo, você está se privando de carboidratos lentos, dos quais nosso corpo extrai energia e que são essenciais para o funcionamento de órgãos como o cérebro e o coração.
A falta de carboidratos levará à fraqueza e ao aumento da fadiga, os músculos a partir dos quais o corpo começa a bombear a energia perdida enfraquecem-se e, após algumas semanas dessa dieta, a pressão diminui para tontura ou aumenta a dor de cabeça.
3. Mudança no equilíbrio hormonal
Muitos, decidindo seguir uma dieta, acreditam que, se você se limita repentinamente a literalmente tudo, pode perder peso rapidamente. É difícil argumentar com isso - as mono-dietas rígidas forçam o corpo no sentido literal da palavra a fazer o que é, ou seja, gastar ativamente reservas e seus próprios recursos.Mas não se convença de que isso o beneficiará - excluindo quase todos os nutrientes da dieta, prepare-se para o fato de que, logo após mudar para um regime rígido, os níveis de hormônios da tireóide, cortisol e muitos outros hormônios importantes para a saúde mudarão.
4. Retardando o metabolismo
Um grande número de dietas pecam com esse efeito colateral: a falta de cálcio, ferro, carboidratos, proteínas e vitamina D leva ao fato de que o metabolismo diminui. Qual é a razão?
O fato é que nosso corpo não é mais burro ou mais inteligente que nós! Sua tarefa é o nosso bem-estar e, finalmente, a sobrevivência. Isso significa que, se tentarmos comer o mínimo possível, o corpo perceberá a falta de nutrição como uma ameaça e tentará gastar o mínimo possível. É por isso que, apesar de nossos esforços, contagem de calorias e restrições cada vez mais rigorosas, o peso não sai do chão, o chamado platô. Além disso, uma desaceleração do metabolismo leva à seguinte conseqüência, que poucos agradarão.
5. Problemas gastrointestinais e constipação
Existem muitas razões pelas quais as dietas podem causar constipação: isso é uma desaceleração do metabolismo como um todo, uma falta de fibras e um agravamento da motilidade intestinal. Mesmo dietas expressas projetadas por períodos curtos, por exemplo, 2-3 dias, podem afetar seriamente o ritmo natural do trato digestivo. Além disso, a constipação, que aparece no fundo das dietas, tende a se transformar em uma forma crônica e, em vez da perda desejada de excesso de peso, você corre o risco de adquirir a síndrome do intestino preguiçoso.
A pergunta involuntariamente implora: é possível perder peso com a ajuda de dietas, sem ter coletado muitos efeitos colaterais? É possível, mas apenas sob duas condições: senso comum combinado com um programa abrangente que inclui nutrição equilibrada e exercício moderado. Idealmente, esse programa é composto por um nutricionista, levando em consideração o seu peso atual e seu estado de saúde, mas com a devida persistência, você pode pensar sobre si mesmo.
A principal coisa que você deve focar é a nutrição, que inclui todos os oligoelementos necessários, atividade física, de preferência ao ar livre e, é claro, a saúde do seu sistema digestivo. Independentemente de você ter constipação como resultado de uma dieta inadequada ou por outros motivos, sua presença impedirá que você atinja o peso desejado. Você deve se livrar desse flagelo o mais cuidadosamente possível, para não provocar deterioração e, para esse fim, uma preparação herbal inglesa 100% natural - a Phytomucil Norm é perfeita.
Uma das principais vantagens deste medicamento é a falta de aditivos sintéticos e senna, o que significa que as substâncias ativas funcionam sem irritar os intestinos e sem causar efeitos colaterais.
"Fitomucil Norm" afeta simultaneamente o conteúdo do intestino e sua membrana mucosa, aliviando a constipação, o inchaço e a sensação de peso. Ao mesmo tempo, a fibra alimentar na composição da droga promove o crescimento da microflora intestinal benéfica, removendo toxinas e substâncias cancerígenas.Apenas duas refeições por dia o ajudarão a esquecer a disbiose e muitos outros sintomas desagradáveis!
Um intestino saudável é a chave para o bem-estar e o primeiro passo para um peso equilibrado. Não deixe os sintomas parecerem inofensivos à primeira vista, porque prevenir uma doença é sempre mais fácil do que tratá-la no futuro. Seja saudável!
//www.fitomucil.ru
Suplemento dietético. Não é uma cura
Foto: Pixabay, Unsplash