Criação

Elegante chocante: o que você precisa saber sobre moda avant-garde

Pin
Send
Share
Send

Os shows de designers de vanguarda às vezes parecem grotescos e levemente insanos. Alguém admira a fuga do pensamento do design, mas alguém não a entende. Entendemos juntos as tendências da moda de vanguarda.

O que é vanguarda

O vanguardismo é um movimento na arte, caracterizado por idéias experimentais inovadoras e formas radicais de sua incorporação. A direção apareceu no início do século XX e se tornou uma espécie de revolução no cinema, na música, na pintura, na literatura e, é claro, na moda. O vanguardismo pretendia mudar o conceito tradicional de arte, e ele conseguiu parcialmente.
Com o tempo, a arte de vanguarda perdeu seu espírito rebelde e se transformou em uma tendência popular de muitas direções.

@yohjiyamamotoofficial
@commedesgarcons

Vanguarda na moda

Muitos historiadores da moda concordam que o estilo de vanguarda em roupas apareceu no Japão no início dos anos 20. Em roupas incomuns, uma visão foi feita por designers japoneses da moda européia.
Mas a vanguarda começou sua formação nas passarelas do mundo nos anos 60, quando Pierre Cardin, inspirado nos sucessos da humanidade na exploração espacial, criou a lendária coleção Cosmos. As roupas pareciam futuristas, tinham linhas claras, recortes geométricos e eram apresentadas em cores vivas.

Pierre cardin

A coleção causou sensação e se tornou um dos costureiros mais famosos de sua carreira.
Após uma reação tão violenta à coleção Cardin, muitos designers eminentes se voltaram para a vanguarda. Por exemplo, Vivienne Westwood cria roupas completamente incomuns desde o início dos anos 70, promovendo idéias rebeldes da cultura punk.


Vivienne Westwood - a grande dama da moda avant-garde


Apresenta estilo vanguardista

@ellenxtellnobody
@ a.abolenkin

Embora a vanguarda negue todos os padrões e esteja procurando maneiras novas e não padronizadas, na roupa de vanguarda ainda é possível distinguir vários recursos imutáveis:

  • Formas geométricas
  • A combinação de diferentes texturas
  • Contraste
  • Cores fortes
  • Assimetria
  • Peças personalizadas

Direções de vanguarda na moda

Desconstrutivismo

@yohjiyamamotoofficial (1,2)

Em 1981, Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo apresentaram ao mundo suas coleções, que eram completamente diferentes da moda usual. Modelos em trajes assimétricos multicamadas de um design incomum subiram ao pódio. Desde então, a direção do desconstrutivismo tem aparecido de maneira vanguardista, caracterizada por formas complexas, fragmentação, assimetria, violação da geometria usual da roupa. Por exemplo, você pode encontrar uma jaqueta que se transforma em um vestido, uma camisa com uma manga, camisetas com um decote deslocado ou costuras externas.

Conceitualismo

@commedesgarcons (1,2)

A manifestação mais marcante da vanguarda. A principal tarefa das coleções conceituais é expressar a idéia do designer, mostrar a visão da moda moderna e transmitir através dos modelos algumas visões e idéias do designer. Essas roupas não podem ser encontradas na vida cotidiana. O conceitualismo é caracterizado por soluções metafóricas e incomuns de design, muitas cortinas e materiais não padronizados. Coisas conceituais são projetadas para a passarela e devem contar uma história e, às vezes, chocantes.

Minimalismo

@rickowensonline
@lasel_laravlady

Direção bastante concisa, caracterizada por um número mínimo de peças, materiais tradicionais e monocromático. Agora, o minimalismo é uma das tendências mais procuradas da moda avant-garde. Talvez por causa de sua contenção e versatilidade.

Marcas modernas de vanguarda

Isso não quer dizer que alguns dos designers trabalhem apenas em vanguarda, mas é possível distinguir aqueles que geralmente se referem a esse estilo em suas coleções.

Yohji yamamoto

O lendário Yohji Yamamoto pode não ter se tornado um designer. Antes de assumir o design de moda, ele se formou em direito em uma universidade. É bom que a vida tenha ordenado de maneira diferente e Yamamoto se tornou um revolucionário da moda. O designer foi o primeiro a criar roupas femininas com corte e silhueta masculinos. Isso ressoou no mundo da moda e muitas marcas começaram a imitar os desenhos e formas incomuns de Yohji Yamamoto.

Comme des garçons

@commedesgarcons (1,2)

Marca franco-japonesa criada por Rei Kawakubo. A marca é focada principalmente em roupas femininas e, muitas vezes, experimenta cores, formas e proporções. Nos shows, é possível ver jovens de peruca rosa, meninas de roupas desproporcionais para homens.

Viktor & Rolf

@viktorandrolf (1,2)

Um dueto de designers holandeses que se anunciaram no início de suas carreiras e pela primeira coleção recebeu três prêmios.
As roupas dos designers se distinguem por formas esculturais, abundância de pregas e uma abordagem incomum para a apresentação de coleções. Por exemplo, durante o show da coleção Black Hole, todos os modelos foram pintados de preto, e o esquema de cores das coisas era exclusivamente preto.

Alexander McQueen

@alexandermcqueen (1,2)

Desde o início de sua carreira, McQueen se estabeleceu como um inovador que não quer tolerar o conceito tradicional de moda.
Seus modelos se distinguem pela forma e textura incomuns. McQueen não tinha medo de experimentar tecidos e costumava usar materiais não padronizados. A coleção outono-inverno de 2009 consistia quase inteiramente de penas de pássaros.
Cada show da McQueen tinha seu próprio conceito - no show da primavera-verão de 2010, o designer mostrou sua visão do mundo após o aquecimento global. Todos os modelos foram apresentados em texturas semelhantes à pele de répteis.

Rick owens

@rickowensonline (1,2)

Roupas de grife são principalmente cores suaves. Como regra, preto, cinza e branco, mas, apesar de tanta restrição de cores, os modelos de Rick Owens não podem ser considerados padrão. Recursos das imagens do designer - corte desigual, coisas assimétricas, formas complexas e incomuns. Owens também não negligencia os detalhes: na jaqueta, você pode encontrar, por exemplo, três mangas, uma das quais serve como decoração.
Rick prefere demonstrar suas coleções da maneira peculiar aos artistas de vanguarda. No desfile primavera-verão de 2016, o designer literalmente uniu os modelos. Alguém foi carregado nas costas, alguém foi preso com um macaco. Com isso, o designer quis mostrar que toda mulher tem um fardo pesado com o qual precisa lidar.

Como coletar uma imagem de vanguarda

Se você está pronto para se afastar um pouco dos padrões de moda e descobrir o estilo de vanguarda, aqui estão alguns critérios que você deve considerar ao criar uma imagem em negrito.

Acessórios

@Alexander McQueen
@ kamila4249

Primeiro de tudo, você precisa entender que o estilo de vanguarda não é tanto uma maneira de atrair atenção, como se expressar e, às vezes, transmitir alguma idéia através de sua imagem. Então, você precisa cuidar de toda a aparência como um todo, e não apenas das roupas. Não importa o quão incomum o seu vestido possa parecer, acessórios chatos e maquiagem todos os dias borrarão toda a imagem. É melhor pensar sobre maquiagem com antecedência, escolher um colar volumoso ou uma bolsa interessante.

Mistura de textura

@Alexander McQueen
popsugar.com

No estilo avant-garde, muitas vezes você pode encontrar uma mistura de texturas e materiais. Mas na mistura de tecidos, você precisa ter muito cuidado, caso contrário, a imagem ultrajante e elegante pode se tornar um mau gosto usual. Para aprender isso, vale a pena experimentar roupas e experimentar opções diferentes.

Camadas

@ellenxtellnobody
@commedesgarcons

O estilo de vanguarda também é caracterizado por camadas. Comece com a parte principal da imagem e adicione gradualmente elementos adicionais. Brinque com contrastes, combine, experimente cortinas.

Materiais incomuns

@lisanka_fashion

Muitas vezes, no estilo de vanguarda, você pode encontrar coisas feitas de materiais incomuns para eles. A partir de tecidos e terminando com plástico.Qualquer elemento do seu guarda-roupa pode se tornar parte da imagem de vanguarda, se você abordar a escolha de materiais de maneira não padronizada.

Outra aplicação

pinterest.ru
mangasisa.com

O estilo de vanguarda incentiva o uso das coisas para outros fins. Por exemplo, um cinto do seu casaco favorito pode muito bem se tornar um ótimo acessório de vanguarda, se você o amarrar no braço. Ao reunir um visual de vanguarda na moda, pense em como você ainda pode usar roupas familiares: talvez você deva tirar uma camisa e vestir um vestido como uma saia?


Assimetria: tendência da moda da estação


O vanguarda é um dos movimentos mais interessantes e incomuns não apenas na moda, mas também na cultura como um todo. Essa tendência influenciou a moda não menos que qualquer outro aspecto da arte. Graças à vanguarda, muitas coisas que antes pareciam desafiadoras agora chegaram às massas.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: O QUE É MODA?! Moda é estilo? Contamos tudo que você precisa saber!! (Junho 2024).