Criação

Dor de garganta insidiosa

Pin
Send
Share
Send

Um gole de uma bebida gelada, sorvete favorito para a sobremesa - e uma dor de garganta começa. Não perca esse momento, pois tudo pode terminar em amigdalite, uma doença grave que requer tratamento especial.

A maioria dos resfriados é acompanhada por dores de garganta. Isso ocorre porque na área da faringe existem muitas terminações nervosas. Se ocorrer um processo inflamatório em tecidos próximos, eles ficam irritados. E isso acontece com bastante frequência, porque o anel faríngeo é a primeira barreira a vírus e bactérias patogênicos, que, juntamente com o ar, tentam penetrar profundamente no sistema respiratório.

A faringe é abundantemente suprida com tecido linfóide - um acúmulo de células imunes projetadas para combater agentes nocivos no local. Parte disso

os anéis linfóides são as conhecidas amígdalas faríngeas (amígdalas). A dor de engolir primeiro nos sinaliza sobre possíveis problemas.

Encontre e neutralize

Com sensações desagradáveis ​​na nasofaringe, como regra, não temos pressa de procurar um médico. Tentamos sobreviver com remédios populares: gargarejo com soluções de refrigerante, sal, infusões de camomila, calêndula. Também usamos sprays ou comprimidos de sucção com um componente anestésico (mentol, hortelã, anestésicos locais). Às vezes, esse tratamento rapidamente traz alívio.

Mas isso nem sempre acontece.Por quê? A eficácia desses medicamentos depende em grande parte do agente causador da doença, e existem muitos deles. Na maioria das vezes, a dor na deglutição é causada por infecções respiratórias virais. Eles vazam e são tratados com relativa facilidade, incluindo remédios populares. Mas existem dois microorganismos - estreptococo e estafilococo, que afetam o tecido linfóide das amígdalas de uma maneira especial. São eles que se tornam os culpados da dor de garganta!

Gorjeta

Se a dor de garganta é grave, uma placa aparece nas amígdalas, consulte um médico e tire um cotonete da garganta para análise. Este estudo simples ajudará um especialista a determinar o patógeno da infecção e a escolher um medicamento que o afetará.

Processo iniciado

Dor de garganta aguda, chuvas brancas ou amarelas nas amígdalas, febre, fraqueza, sudorese, perda de apetite, dor de cabeça, calafrios, gânglios linfáticos inchados sob o lóbulo da orelha, nas laterais do pescoço e na mandíbula - é assim que a verdadeira angina se manifesta.

A doença é especialmente perigosa para aqueles que debilitaram a imunidade. O fato é que os estafilococos e estreptococos podem viver por um longo período na cavidade oral, sem nenhuma manifestação. Mas assim que as defesas do corpo são reduzidas (por exemplo, com hipotermia grave), os patógenos começam a se multiplicar ativamente, o que leva a um surto da doença. A insidiosa dor de garganta é que ela provoca uma resposta imune paradoxal: os anticorpos protetores iniciam um ataque aos tecidos do corpo, causando doenças graves no coração, articulações e rins.

Sucesso do tratamento

Angina é o caso quando antibióticos não podem ser dispensados. Você não pode tomá-los indiscriminadamente, apenas um médico pode prescrever tratamento!

Além disso, com os primeiros sinais de mal-estar, gargareje com mais frequência - a cada 2-3 horas. Isso ajudará a parar a inflamação antes que ela se espalhe para as amígdalas e adenóides. Para enxaguar, você pode preparar qualquer uma das ferramentas propostas:

• 1 colher de chá de ácido bórico em um copo de água;

• 1 colher de sopa de peróxido de hidrogênio em um copo de água;

• 1 colher de chá de erva sálvia por 300 ml de água fervente (você precisa fazer uma infusão e deixar esfriar);

• 1 colher de chá de suco de limão por copo de água;

• 1 colher de chá de sal marinho por copo de água.

Gorjeta

Para acelerar a recuperação, observe o repouso na cama. Por alguns dias, faça uma dieta: costeletas de vapor, legumes cozidos, caldo de galinha - é disso que você precisa. Além disso, tente beber mais. Chá verde, suco de cranberry, infusão de camomila ajudará a remover toxinas do corpo. Atenção: as bebidas não devem ser quentes, mas quentes.

Viva o feriado!

Para não estragar a comemoração do Ano Novo e do Natal, não engula champanhe gelado, mas faça-o lentamente, tomando um gole, aquecendo a bebida na boca. Não comemore o feriado com vinho e champanhe na rua, com geadas fortes. Se você comeu e bebeu algo frio, tente aquecer a garganta com comida ou chá quente.

Fortalecemos a defesa

Um estilo de vida ativo ajudará a aumentar as defesas do corpo. Mais frequentemente, anda, esquina, anda de skate, pratica natação e faz ginástica. Não se esqueça de endurecer.O procedimento mais simples é um banho matinal de temperatura agradável. Os procedimentos locais são muito úteis, como enxaguar a garganta com água - primeiro à temperatura ambiente e depois mais fria.

A propósito, sorvetes comidos lentamente e sucos frios em pequenos goles também proporcionam um excelente efeito de têmpera!

Faça check-ups regulares com seu médico. Tratamento oportuno de infecções crônicas na cavidade oral e nasofaringe. Preste atenção especial à presença de adenóides, rinite hipertrófica, curvatura do septo nasal, sinusite, bem como cárie, gengivite.

Para tratar uma dor de garganta sem curar, por exemplo, sinusite ou dentes cariados, uma ocupação, infelizmente, é inútil.

Lembre-se de que a angina é uma doença contagiosa. Pode ser captado quando se fala, se beija, usando utensílios comuns. Para se proteger, não se esqueça das regras simples de higiene pessoal.

Texto: Elena Shvedova. Foto: Gennadiy Posnyakov / Yuri arcurs / Helix / Venoli / David Davis / Shariff Che'lah / Fotolia.com (6) / Burda (1), PR (3).

Pin
Send
Share
Send