Rosa para meninas, azul para meninos - sempre foi assim e por que, nos anos 50, eles começaram a perceber a cor rosa de uma nova maneira?
Foto: Jean Patchett, beleza estimadaHoje, percebemos a separação de gênero dessas duas cores como algo conhecido e familiar há muito tempo, mas, na realidade, nem sempre foi assim. Além disso, a cor rosa era convencionalmente fixada para as meninas e a azul - para os meninos apenas no século XX, e esse, como vê, não é um passado tão distante.
Foto: Anne Gunning, Jacques FathA cor rosa é mencionada na poesia romana, embora, a propósito, a palavra "rosa" tenha chegado ao idioma russo como um empréstimo do francês apenas nos séculos 18 a 19. No entanto, ao longo dos séculos, ninguém pensou muito em associar o sexo de uma criança a uma cor ou outra.
Rosa milenar: uma cor que todo mundo adora
É claro que aspectos da moda e culturais se entrelaçaram, influenciando um ao outro. Por exemplo, durante muito tempo, o azul era popular em roupas infantis para meninas, porque a Virgem Maria era frequentemente retratada em roupas azuis, e o rosa, pelo contrário, era usado em roupas de meninos, pois era percebido como um tom de vermelho, simbolizando masculinidade e militância.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Hoje, historiadores e culturologistas não têm uma única versão do que exatamente causou a oposição do rosa e do azul, mas há várias suposições. Por exemplo, acredita-se que, no início do século XX, uma estratégia de marketing tenha tomado forma para incentivar os pais a comprar mais roupas para crianças, mas em 1953 um evento político teve um impacto extraordinário na popularidade do rosa!
Vermelho + Rosa: Prós ou Contras
Foto: Creative Commons
A esposa do presidente Dwight Eisenhower Maimi apareceu na cerimônia de inauguração com um elegante vestido rosa. A primeira-dama era famosa não apenas por seu gosto e frugalidade (eles dizem que ela cortou cupons de descontos para toda a Casa Branca!), Mas também por suas maneiras impecáveis, limpeza exemplar e amor pelo rosa em tudo, incluindo interiores e utensílios. A mesma Casa Branca na imprensa às vezes era chamada de Palácio Rosa, graças às suas preferências de decoração! Bem, um delicado tom de rosa logo começou a ser chamado de "Mamie Rosa" em homenagem a ela.
Rosa do deserto: tons de areia e rosa nos padrões Burda
Muitos cientistas culturais acreditam que sua imagem de uma amante feminina ideal afetou seriamente a percepção do rosa, vinculando-o firmemente à imagem de uma mulher como um todo.No mesmo ano, Marilyn Monroe no filme "Gentlemen Prefer Blondes" apareceu na imagem que se tornou canônica: uma loira de platina em um vestido rosa brilhante de cetim.
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
- Oferta especial
- 1
- 2
- 3
- 4
Bem, em 1957, o musical Funny Face com Audrey Hepburn fixou ensurdecedoramente a procissão triunfal dessa cor. Pense rosa, reivindicado com autoridade na tela!
Magia do rosa: 8 combinações eficazes para todos os dias
E as mulheres compradas, costuradas, decoravam suas casas com essa cor, sem muita consideração pela idade, embora, reconhecidamente, a associação direta de rosa e juventude permanecesse (e ainda permanece).
Foto: Vogue Knitting, Vogue PatternsEspecialmente populares eram os vestidos de noite em rosa pálido, mas as roupas para a estação fria também eram frequentemente encontradas nas cores rosa pastel.
Foto: Simplicidade