Criação

Como o jeans conquistou o mundo: 15 fatos sobre jeans

Pin
Send
Share
Send

Uma breve história do jeans em 15 fatos curiosos sobre eles.

Como parte do nosso novo Tema do mês, dedicado ao estilo ocidental, oferecemos a você mergulhar conosco na fascinante história do jeans!

1. Os primeiros jeans eram marrons

Mineiros em jeans, 1882

A aparência do jeans acompanha muitas lendas. Aqui está uma das versões principais. No final da década de 1840, a Califórnia começou a extrair ouro. Em 1853, um Levi Strauss de 24 anos chegou da Europa com um navio carregado com várias armarinhos, incluindo um pano marrom grosso para tendas e toldos. Vendeu com sucesso artigos de armarinho, mas não comercializou tecidos. Então Strauss ordenou que ela costurasse as calças - elas rapidamente esgotaram. Um jovem empreendedor adquiriu mais tecidos, lançou a produção de calças e logo abriu uma loja para a venda. Assim, os primeiros jeans eram de cor marrom, muito justos e pareciam mais macacões. A propósito, eles já tinham uma linha dupla, tornando as costuras mais fortes.


Como usar jeans neste outono: 17 looks


2. De onde veio a palavra "jeans"?

O nome "jeans" foi firmemente entrincheirado nessa peça apenas na década de 1960.

A palavra "jeans", escrita em cirílico, vem do inglês "jeans". Segundo uma versão, esse "jeans" foi formado a partir de "Genes", que significa "Gênova". Foi a partir daí que o tecido foi enviado para os primeiros jeans, que Levi Strauss trouxe para a América. Selos "Genes" ficavam em fardos com tecido - daí o nome. A segunda versão: já no século XVI, o brim de sarja diagonal de algodão, um tipo especial de bumasei genovês, era conhecido na Europa. Em seguida, as roupas desse tecido eram usadas pelos marinheiros genoveses. Do "gene" italiano em francês antigo, a palavra "jane" apareceu e de lá passou para o inglês. Em geral, o nome "jeans" estava firmemente enraizado nessas roupas apenas na década de 1960 e, antes disso, o jeans era frequentemente chamado de "macacão".


Jeans - um uniforme único


3. E o que a palavra denim significa?

Jeans clássico - cores índigo, um tom entre azul e roxo

A palavra "denim" originalmente significava "de Nimes" - "de Nimes". Isso se refere à cidade francesa de Nimes, onde Levy Strauss encomendou posteriormente tecidos para sua produção de calças. Esse tecido era bastante forte, de sarja, de índigo tingido. Hoje, o denim é chamado de tecido de sarja densa, no qual apenas o fio da urdidura, mas não a trama, é tradicionalmente tingido. O tecido de sarja é tal que os fios da urdidura são mais visíveis na parte frontal do tecido, de modo que o denim fica mais saturado do lado de fora do que do lado de dentro.


A história do manequim: de um ídolo de madeira a um objeto de arte


4. Os pais da moda jeans - não cowboys

Levi Strauss Cowboy Anúncio

Ao contrário da crença popular, não os vaqueiros foram os primeiros a vestir jeans, mas os garimpeiros e garimpeiros. Foi para esses trabalhadores que Levi Strauss vendeu as primeiras amostras do que agora se tornou a roupa mais popular do mundo, o jeans. Cowboys originalmente usavam calças grossas de couro. Eles vestiram jeans pela primeira vez no início do século XX, durante a expansão do rodeio. Posteriormente, o cinema e ... A publicidade da Levi Strauss promoveu a consolidação da imagem romântica de um cowboy em indispensáveis ​​jeans, chapéu e camisa. Nas décadas de 1930 e 1940, apareceu uma moda nos Estados Unidos para relaxar em um rancho, enquanto os turistas queriam se sentir como um herói ocidental. Então o cowboy se tornou um símbolo das campanhas publicitárias de Levi.


A história dos desfiles de moda e das semanas de moda: de desfiles particulares a desfiles grandiosos


5. Rebites nos jeans - não apenas pela beleza

A idéia de rebites é emprestada do chicote de cavalos

Os rebites de metal não apareciam nos jeans como decoração, mas como uma necessidade técnica. Eles pensaram em colocá-los nos bolsos nas costas e na frente, além de voar rapidamente, para fortalecer as calças. A idéia foi tirada dos rebites de um chicote de cavalos e implementada no início da década de 1870. Posteriormente, os rebites da mosca e dos bolsos traseiros foram removidos por razões de segurança e conveniência.Somente aqueles que mantêm os bolsos frontais no lugar são deixados.


Como fazer arranhões DIY em jeans


6. O aniversário oficial do jeans - 20 de maio de 1873

Gravadora Levi Strauss

Foi nesse dia que Levi Strauss recebeu uma patente para a produção de "correias de trabalho com bolsos para faca, dinheiro e relógios". Esta data também pode ser vista no rótulo (a propósito, eles começaram a costurá-lo em jeans em 1886). Preste atenção na imagem: os cavalos estão esticando um par de jeans. Ele é projetado para demonstrar claramente a força das calças.


O que fazer com jeans velhos: 19 ótimas ideias


7. Jeans não seriam jeans sem filmes e música

Estrela ocidental Tom Mix em jeans no filme Indomitable (1920)

Elvis Presley no filme Prison Rock (1957)

É difícil superestimar o papel do cinema na formação das tendências da moda do século passado. A moda jeans também foi largamente iniciada por ele. Belezas corajosas em filmes sobre o Velho Oeste das décadas de 1920 e 1930, ídolos dos filmes de Marlon Brando e James Dean dos anos 50 - todos usavam jeans. Particularmente popular adicionou jeans Elvis Presley, aparecendo neles no filme musical "Prison Rock" (1957). O verdadeiro culto ao jeans foi criado pelo rock nas décadas de 1960-1970. O jeans se tornou um símbolo de protesto, rebelião, uma maneira de se destacar da multidão. No entanto, eles não foram recomendados para ir ao trabalho ou a um restaurante decente na época - era considerado uma forma ruim.

8. Jeans: guerra e paz

Para os hippies, o jeans se tornou quase uniforme

Durante a Segunda Guerra Mundial, o jeans se tornou quase o uniforme das forças armadas americanas (nesses anos, o jeans americano era fabricado e vendido apenas para combatentes). Isso não impediu que o jeans depois da guerra, nas décadas de 1960-1970, se tornasse o mesmo uniforme para os hippies que pediam paz e amor.

9. Mulheres vestidas de jeans um pouco mais tarde que os homens

Anúncio de roupas de Levi para mulheres, 1918

Anúncio da calça jeans feminina Levi's 1960s

Oficialmente, o primeiro par de jeans Levi's para mulheres foi lançado em 1934. Mas os pesquisadores dizem que as mulheres usavam jeans na década de 1920 - era confortável trabalhar e relaxar. É verdade que os jeans femininos tornaram-se realmente elegantes várias décadas depois.

10. Moda para jeans feminino perguntou a Marilyn Monroe

Marilyn provou que o jeans pode ser feminino

Marilyn Monroe é considerada um dos antepassados ​​da moda jeans em um guarda-roupa feminino. Ela demonstrou sua atratividade em várias de suas primeiras sessões de fotos, e depois estrelou os filmes The Misfits, The River With No Return e The Night Scramble, provando que o jeans pode ser muito feminino.

11. Jeans atingiu a URSS em 1957

Na União, o jeans custa 100 rublos ou mais, com um salário médio de 120 rublos

Os jeans foram trazidos para a União Soviética por turistas e estudantes estrangeiros que chegaram ao Festival da Juventude e Estudantes em 1957. Durante muito tempo na URSS, o jeans foi considerado, por um lado, uma ameaça capitalista e, por outro, a quintessência da moda e do boêmio. Na década de 1980, a URSS começou a produzir seus próprios jeans, mas não conseguiu se comparar com os estrangeiros. Para melhorar a "apresentação" jeans foram cozidos - naturalmente, fervendo em uma solução de água sanitária.

12. Jeans de grife apareceram com Calvin Klein

Brooke Shields, de 15 anos, em comerciais da Calvin Klein

Em 1978, Calvin Klein se tornou o primeiro designer a lançar sua própria linha de jeanswear. Alguns anos depois, o famoso filme foi filmado, onde Brooke Shields, de 15 anos, diz: "Você quer saber o que há entre mim e meus jeans Calvin Klein? Nada!". O modelo de jeans desse anúncio dificilmente poderia acomodar pelo menos alguma coisa. As evidências dizem que esses jeans eram tão estreitos que os sofás eram colocados nos provadores da marca para que os compradores pudessem se espremer em meias-calças. No entanto, um anúncio com Brooke Shields causou um escândalo, como resultado do qual Calvin Klein removeu o jeans da produção. A marca retornou a régua de jeans somente após 18 anos. Enquanto isso, nos anos 80, Ralph Lauren, Guess, Versace e outras marcas lançaram suas linhas de jeans.

13. O índigo natural hoje é uma raridade

É mais difícil trabalhar com índigo natural do que com artificial

Inicialmente, os fios de denim foram tingidos com um corante índigo natural, obtido da planta indigofer, cuja terra natal é a Índia. Mas em 1866, um substituto artificial de índigo do nitrobenzenedeído e da acetona foi inventado. O novo índigo foi chamado de "puro", índigo puro - índigo natural era difícil de eliminar impurezas, e este estava livre delas inicialmente. Obter índigo puro tornou a produção de jeans mais barata e fácil. O jeans pintado com índigo natural pode ser encontrado agora, mas são peças ou partes exclusivas. Geralmente são pintados à mão e custam muito mais do que jeans comuns.

14. O jeans mais antigo sobrevivente - quase 140 anos

Os jeans mais antigos do mundo

Estes jeans foram costurados em 1879, encontrados em uma mina abandonada em 1998 e agora são armazenados em um cofre especial à prova de fogo no escritório da Levi Strauss & Co. Especialistas estimam em 150 mil dólares (mas é improvável que sejam vendidos).

15. O criador de jeans nunca os veste

Figurinos preferidos de Strauss

Alegadamente, a fabricante de jeans Levy Strauss nunca usava jeans. Durante sua vida, essas roupas eram consideradas principalmente de trabalho, e o próprio Levy, como um industrial próspero, preferia ternos clássicos.

ARTIGOS, CLASSES MASTER E PADRÕES MAIS INTERESSANTES ESPERAM POR VOCÊ NA PÁGINA DO TÓPICO MENSAL!

Foto: Calvin Klein, levisvintageclothing.com, Levi's, russianmind.com, blog.mydbsupply.com, edwardsapirmsh.wordpress.com, eatsleepdenim.com, thekindcraft.com, pixabay.com

Pin
Send
Share
Send