Criação

A história dos desfiles de moda e das semanas de moda: de desfiles particulares a desfiles grandiosos

Pin
Send
Share
Send

Por várias décadas, os desfiles de moda passaram de eventos privados semifechados a desfiles grandiosos transmitidos para o mundo inteiro. Recordamos a história e traçamos a evolução dos desfiles e semanas de moda.

Defile: como tudo começou

O pai corrupto é freqüentemente chamado Charles Frederick Worth, um costureiro francês nascido na Inglaterra, um dos principais designers do século anterior, que estava entre os fundadores da Alta Costura. Na década de 1860, Worth surgiu com uma revolução na indústria da moda: em vez de mostrar roupas em esboços ou manequins, como antes, vestia mulheres de verdade em suas criações para mostrar roupas aos clientes. Sua esposa, Marie-Augustine Berne, que agora é chamada de primeira modelo, fez sua estréia na frente do público com roupas de grife. No entanto, apesar dos inúmeros serviços prestados ao mundo da moda, os shows de Worth, estritamente falando, não podiam ser chamados de impuros. O fato é que os primeiros shows do mundo foram realizados em uma pequena sala especialmente equipada no estúdio: o cliente sentou-se, as modelos saíram e ficaram na frente dele. A palavra défilé (traduzida do francês como "passagem estreita entre certos obstáculos") na designação de desfiles de moda começou a ser usada posteriormente, com a mudança de "paisagem" e cenário.

Foto: dresspodcast.com

Desfile de moda de Charles Frederick Worth Atelier

O primeiro desfile, cujo conceito se aproxima das manifestações da moda moderna, foi inventado por Lucille, um estilista britânico, no início do século XX. Lucille foi pioneira em muitos aspectos: foi ela, por exemplo, quem propôs mudar os espartilhos das mulheres para lingerie mais confortável, algo que lembra sutiãs, e criou saias com uma fenda. Lucille também abordou a demonstração de seus modelos de uma maneira extraordinária. Em primeiro lugar, o showroom tornou-se bastante amplo: agora era dividido em assentos para os espectadores e um tipo de cena em que os modelos passavam, e a moda também era mostrada ao ar livre. Em segundo lugar, os shows foram para a música e terminaram com uma pequena mesa de buffet, o que os fez parecer um show de palco e uma festa combinados. Em terceiro lugar, esses shows são muito mais eventos públicos do que antes: antes de cada um, os convites eram impressos para os convidados.

Foto: ifwartistsblog.wordpress.com

Desfile de moda de Lucille

No início do século XX, a popularidade de tais métodos de demonstração de mods começou a aumentar. Outro pioneiro na organização do profano é o grande francês Paul Poiret. Seus desfiles de moda às vezes se tornaram performances reais, em muitos aspectos semelhantes ao atual desfile magnífico. No grande salão, eles reuniram muitos convidados, nos bastidores foram organizados "camarins" especiais, os antepassados ​​dos atuais bastidores e, em seguida, as festas foram organizadas como pós-festas modernas. Mas, de uma maneira ou de outra, todas essas exibições eram de natureza principalmente informativa: elas não pretendiam surpreender e divertir os convidados, mas dar-lhes a oportunidade de escolher seus modelos favoritos de roupas para que possam ser compradas posteriormente.

Foto: lauradahl.com

Desfile de moda de Paul Poiret

A primeira caminhada das modelos na passarela em sua forma moderna - uma cena na forma de uma longa "língua" - foi organizada em Nova York em 1931 por uma estilista francesa (de nascimento uma aristocrata italiana), a criadora do conceito de Elsa Schiaparelli pronta para vestir. Aparentemente, Schiaparelli, que gosta de quebrar estereótipos, deve ser considerada a “mãe” dos desfiles de moda no sentido moderno da palavra - foi nos desfiles dela que o desfile adquiriu um caráter teatral, recebendo sinais de um espetáculo surpreendente, às vezes surreal.

Foto: schiaparelli.com

Modelos Schiaparelli na feira


Máquina de costura: história da invenção e evolução


Como surgiram as semanas de moda

Durante a primeira metade do século XX, desfiles de moda com igual popularidade ocorreram em ambos os lados do Atlântico, enquanto o cenário da moda em Nova York era mais frequentemente dominado não pelos designers americanos, mas pelos europeus (principalmente franceses). No entanto, com o início da Segunda Guerra Mundial, a situação mudou - acabou sendo a guerra que lançou as bases para o fenômeno, agora sem precedentes em importância para todo o mundo da moda, o Fashion Weeks. Em 1940, quando a Alemanha ocupou a França, Paris estava praticamente fechada e o mundo da moda americana ficou sem influência européia significativa. Em 1943, o famoso publicitário americano Eleanor Lambert se reuniu em Nova York, estilistas e designers dos Estados Unidos para realizar a "Press Week". Os editores das revistas de moda finalmente puderam apreciar o estilo americano, e o mundo recebeu a primeira Fashion Week, que ainda não é oficial, mas estabeleceu os princípios de um evento como esse.

Foto: missmonet.net

Moda "Press Week" em Nova York, 1943

A segunda cidade em que a Fashion Week foi realizada foi Paris - aconteceu em 1973. Em seguida, o bastão tomou Milão (1979). Londres se tornou a quarta - a primeira Fashion Week foi realizada aqui em 1984. A primeira New York Fashion Week oficial ocorreu apenas em 1993, no entanto, esta cidade é considerada a "progenitora" do desfile.

Foto: harcourt-watches.com

Moda "Press Week" em Nova York, 1943


Enne Burda: uma história de sucesso


Moda Semanas Hoje

Hoje, Nova York, Londres, Milão e Paris compõem as cidades "Big Four", onde as chamadas Semanas de Moda "obrigatórias" (Fashion Week, abreviada FW) são realizadas duas vezes por ano. Os shows femininos são realizados na sequência indicada e duram cerca de um mês, começando em fevereiro e setembro. Essas semanas também são chamadas de pronto-a-vestir (abreviação RTW, traduzido - vestido pronto) ou prêt-à-porter (pronto-a-vestir). Cada uma das semanas do "Big Four" mostra principalmente coleções de designers locais (por exemplo, Londres - Inglaterra, Milão - Itália, etc.), mas isso não é necessário. O principal é a falta de repetição: o designer não pode mostrar a mesma coleção em duas semanas da mesma temporada e geralmente duas vezes.

Foto: blackfilmcenterarchive.wordpress.com

Primeira Semana de Moda de Paris 1973

As coleções masculinas são apresentadas em setembro e de meados de junho a meados de julho: tudo começa com a London Fashion Week, depois os desfiles são realizados em Milão, Paris e Nova York. As Semanas de Moda "Extra" são realizadas por várias grandes cidades e capitais do mundo - Austrália, Bangalore, Manila, Jacarta, Berlim, Bangcoc, Barcelona, ​​Seul, Tóquio, São Paulo, Los Angeles, Lodz, Hong Kong, Buenos Aires, Cingapura, Toronto , Madrid, Moscou, Kiev e assim por diante. Há também Semanas de Alta Costura nas quais apenas algumas casas de alta costura são convidadas a participar (incluindo Chanel, Versace, Valentino, Dior, Givenchy, Gaultier, Lacroix - um círculo bastante estreito, que, às vezes, convida novos participantes). Eles acontecem a cada seis meses em Paris (janeiro e julho) e mostram ao público as criações extravagantes de grandes estilistas. Há também Semanas anuais de moda de casamento, Semanas de moda praia, ou moda praia, fora de temporada, infantil, Semanas de jóias.

Foto: savagebeauty.alexandermcqueen.com

O desfile de Alexander McQueen que surpreendeu o público em 2009 na Paris Fashion Week foi o último trabalho de um estilista

Cada um desses espetáculos - antes de tudo, diz respeito às Semanas Obrigatórias dos Grandes Quatro - se torna um grande evento para a cidade que o hospeda. Um grande número de convidados reúne shows - incluindo proprietários de butiques franqueadas de todo o mundo, clientes VIP, celebridades e, necessariamente, imprensa e fotógrafos de moda. O "mero mortal" também pode entrar no show - se ele estiver pronto para pagar uma quantia arredondada pelo ingresso (até centenas de milhares de dólares). Shows semanais acontecem em uma ou mais das passarelas. Modelos desfilam na passarela, mostrando roupas do estilista. No final de cada um, o autor da coleção e todos os modelos que participaram do show vão para o público do show.Os programas são transmitidos nos canais de TV e on-line no modo ao vivo, enquanto os espectadores também veem os “bastidores”, ou seja, o que acontece nos bastidores: é onde os jornalistas costumam “pegar” modelos e estilistas para entrevistá-los.

Foto: veryinutilpeople. isto

Em 2014, Karl Lagerfeld e Chanel fizeram um show no supermercado, convidando Rihanna a participar da ação

As coleções primavera-verão (primavera-verão, abreviada SS) mostram o outono do ano anterior; Os desfiles de moda das coleções outono-inverno (outono-inverno ou outono-inverno, abreviado AW ou FW) são realizados de fevereiro a março. Esse "adiamento" de impressões é necessário, em primeiro lugar, para a conveniência dos compradores que precisam ter tempo para criar listas de compras e levar coleções às lojas no início da temporada. Mas, recentemente, em 2016, houve uma “sucateamento” nessa tendência na forma de um novo sistema. Veja agora - Compre agora. Algumas casas de moda (por exemplo, Burberry e Tom Ford) começaram a exibir coleções que aparecem imediatamente em lojas de marcas em todo o mundo. No entanto, embora a tradição de shows "iniciais" seja muito mais forte que o novo sistema, podemos descobrir as tendências da moda da nova temporada muito antes de seu início.

Pin
Send
Share
Send