Criação

DIY batik

Pin
Send
Share
Send

A palavra "batik" está associada ao mar, ao sol e a resorts caros. E o batik está sempre na moda, porque esse feito à mão é sempre exclusivo ...

Padrões que estão sempre na moda

A palavra "batik" está associada ao mar, ao sol e a resorts caros. E o batik está sempre na moda, porque esse feito à mão é sempre exclusivo ...

O Batik é surpreendente não apenas porque oferece a oportunidade de pintar o tecido com padrões únicos, com transições e influxos de cores fascinantes, mas também no fato de que cada coisa se torna única.

Outra característica que atrai principalmente as pessoas com imaginação é que nunca é impossível prever com antecedência qual será o padrão. Assemelha-se a um presente cuidadosamente embrulhado - você desamarra a fita após a fita, remove a embalagem e tudo dentro de você fica sobrecarregado com a doce sensação de que algum milagre está à espreita lá ...

Nesta master class, apresentaremos as técnicas básicas para fazer batik. Após as operações demonstradas na galeria de fotos, o tecido precisa ser adicionalmente tingido com tinta têxtil especial (leia as instruções na embalagem primeiro).

Basic for batik

Linhas fortes (acima no meio).

Usando clipes e vários padrões (canto superior direito), você pode criar um padrão geométrico mais ou menos estrito.

Tópicos para batik (canto superior direito ao lado dos clipes).

O tecido costurado e recolhido (canto inferior direito), como resultado da mancha, forma padrões diferentes, por exemplo, linhas e ziguezagues.

Tecido de algodão leve é ​​amarrado com anéis de borracha para obter um padrão circular (no centro).

Técnica de torção clássica (canto inferior esquerdo). E uma torção tão densa do tecido (no meio à esquerda) dá o padrão de favo de mel.

Um tubo de plástico entrelaçado com tecido e linha (no meio à esquerda, um pouco mais alto) forma listras diagonais.

Itens comuns, como uma rede de vegetais (canto superior esquerdo), também são usados ​​nas técnicas de fabricação de batik.

Círculos

Como criar círculos

Passo 1

Em uma aba de tecido de algodão de 40 x 40 cm de tamanho com um marcador, cuja tinta é completamente lavada com água, coloque os pontos em uma fileira com um intervalo de 5 cm. Prenda o primeiro ponto da primeira linha, bem como prenda entre o polegar e o indicador da mão esquerda.



Passo 2

Pressione o final da linha firmemente com o polegar na ponta do tecido esticado para cima.
Com a mão direita, torça a linha para que o polegar e o indicador formem um laço a partir da linha.

etapa 3

Segure a ponta do tecido sob o ponto sob o cruzamento das linhas, puxe o laço da linha sob a ponta do tecido e aperte-o firmemente. Assim, processo ponto a ponto.

Dica: para obter um padrão de vários círculos de dispersão, embaixo da ponta do tecido, com um ponto, aperte, abaixando sequencialmente, vários laços de linha.

Listras diagonais

Como criar listras diagonais

Tiras de algodão aprox. Enrole diagonalmente 20 cm ao redor de um tubo de plástico (diam.10 cm, comprimento aproximado de 50 a 100 cm), prenda o tecido a cada turno com uma fita crepe. Enrole a linha uniformemente sobre o tecido na direção oposta.

Passe os primeiros 10 cm, remova a fita adesiva. Coloque o tubo em uma superfície plana, deslize o tecido por cima, dobras devem se formar sobre ele. Assim processe todo o tecido. Finalmente, prenda a linha com um nó ou fita adesiva.

Padrão linear

Como criar um padrão linear

Em uma aba de tecido de algodão de 40 x 40 cm de tamanho ao longo da linha da trama, passe as linhas de dobra com um intervalo de 5 cm. Dobre o tecido ao longo da primeira linha e costure com uma linha dupla próxima à dobra com pontos de “agulha para a frente”. Aperte as extremidades dos fios com nós.


Ao mesmo tempo, deixe as pontas longas dos fios penduradas, para que o tecido possa ser recolhido. Trate todas as linhas de vinco passadas dessa maneira. Passe os fios uniformemente e pegue o tecido. Amarre as pontas dos fios firmemente com nós e corte.

Para um padrão em uma gaiola, as linhas de dobra são passadas ao longo das linhas longitudinais e transversais do tecido e, em seguida, costuradas como dobras e apreendidas nos quatro lados. Após o tingimento e a lavagem, remova os fios para que o padrão fique visível.

Gorjeta: Você pode variar o intervalo entre as linhas de dobra ou dobras em zigue-zague de pontos.

Foto: Ahim Graf (1), Janis Gunner.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: DIY Tie Dye Batik Shirt How to (Junho 2024).