Hoje, as saias volumétricas de tule em estilo balé são super modernas. Eles ficam ótimos em ambientes clássicos e esportivos. Encaixa-se perfeitamente tanto em adultos quanto em mulheres muito jovens.
Você precisará de:
► tule em preto
► rede de lantejoulas
► linha para costura
► fita elástica de 5 cm de largura: cintura + 2 cm
► régua para retalhos
► lápis de giz
►portnovsky pins
► barra de escala
► tesoura
► fita de centímetro
Como costurar uma saia de tule
Etapa 1. Consumo e corte de tecido
Saia feminina: 6 camadas de tule preto
Consumo de tecido para uma saia de tule de 6 camadas com uma largura de tule de 140 cm: comprimento da saia desejado em centímetros x 12 (exemplo: comprimento da saia desejado = 80 cm. Consumo de tecido de 0,80 m x 12 = 9,60 m).
Para cortar os painéis da saia, primeiro você precisa determinar o comprimento da saia: amarre a cintura com fita, meça o comprimento desejado da saia da fita para baixo.
A largura dos painéis da saia corresponde à largura do tule (140 cm).
Para uma camada de uma saia, 2 painéis de saia são costurados = costuras laterais.
Para uma saia de 6 camadas, serão necessários 12 painéis de saia.
1 camada = 2 painéis de uma saia com 140 cm de largura x comprimento da saia.
Corte:
12 painéis de saias com 140 cm de largura x comprimento da saia.
Meça a circunferência da cintura: para isso, meça a parte superior do corpo no local mais estreito com uma fita métrica.Para esse valor, adicione 2 cm de tolerância e corte um pedaço de fita elástica do comprimento apropriado: o comprimento da fita elástica = circunferência da cintura + 2 cm.
Saia infantil: 4 camadas de tule preto, 2 camadas de tule brilhante
Consumo de tecido para uma saia de tule de 6 camadas com uma largura de 140 cm:
Tule de lantejoulas (2 camadas): comprimento desejado da saia em centímetros x 4.
Tule preto (4 camadas): comprimento da saia desejado em centímetros x 8 (exemplo: comprimento da saia desejado = 40 cm. Tule de lantejoulas com 140 cm de largura: 0,40 m x 4 = 1,60 m de consumo de tecido. 140 cm: 0,40 mx 8 = 3,20 m de consumo de tecido).
Corte:
De tule com lantejoulas: 4 painéis de uma saia com 140 cm de largura x comprimento da saia.
De tule preto: 8 painéis de saias com 140 cm de largura x comprimento da saia.
Passo 2
Para cada camada, 2 painéis da saia, dobre as laterais frontais e triture as seções laterais no overlock (= costuras laterais).
Etapa 3
Insira as 6 camadas uma na outra, alinhando as costuras laterais e pique as seções superiores com pinos de costura.
Passo 4
Para pegar o corte superior de uma saia. Para fazer isso, coloque o ponto da máquina com o maior ponto possível, a uma distância de 7 mm e 1,5 cm do corte superior.
Como pegar tecido
Etapa 5
Aperte o corte nas linhas superiores com um comprimento igual à circunferência dos quadris + 5 cm. As extremidades das linhas estão bem unidas. Monte os conjuntos uniformemente.
Etapa 6
Divida a seção superior da saia em 4 partes iguais e marque-as com alfinetes. Costuras laterais ao mesmo tempo servem como diretrizes.
Etapa 7
Para o cinto, corte a fita elástica com um comprimento igual à circunferência da cintura + 2 cm. Dobre o cinto com a frente voltada para dentro e lixe as pontas curtas. Subsídios de costura nublados em overlock.Divida o cinto em 4 partes iguais e marque-os com pinos.
Saia tutu faça você mesmo
Etapa 8
Prenda o cinto no corte superior da saia com o lado errado para a frente, alinhando com precisão as marcas dos pinos no cinto e na saia e costure, esticando levemente. No final, remova as linhas de costura.
Fonte e foto: Burda 3/2019