Os tecidos de dupla camada, como tal, não têm parte frontal, razão pela qual esses tecidos são rotulados como "dupla" ou "dupla face". Os produtos costurados com tecidos de dupla face podem ser usados nos dois lados.
A principal característica dos tecidos duplos é que suas camadas são separadas. A criação de tais tecidos é possível por meio de uma tecelagem de duas camadas, devido à qual dois tecidos são conectados ao mesmo tempo.
Além disso, esse método permite conectar dois tecidos da mesma composição, textura e cor em um tecido. Uma combinação semelhante é usada para obter contrastes espetaculares em um produto, por exemplo, em um casaco - lapelas, golas, lapelas e cinto.
Em produtos de tecidos de duas camadas, os detalhes não se duplicam, não possuem forro, detalhes duplos, como uma gola, a parte interna da gola e a gola superior. Costure-os de uma maneira especial, na qual o trabalho manual meticuloso assume mais de 50%! Todas as costuras da camada externa do produto são feitas em uma máquina de costura e a interna - exclusivamente à mão, ou vice-versa. Além disso, todas as fatias abertas externas são processadas manualmente.
Os produtos feitos de tecidos duplos são obtidos especialmente leves, mas ao mesmo tempo muito quentes, extraordinários, com uma ilusão de ótica peculiar da percepção do modelo. Cada cópia é um trabalho de alta costura. Para obter um resultado perfeito, é necessária alta precisão ao executar o trabalho de costura em cada estágio. Então você pode realmente se orgulhar de um verdadeiro exclusivo.
Ao escolher tecidos de duas camadas, vale a pena dar preferência apenas a materiais de alta qualidade a partir de matérias-primas premium - alpaca, caxemira, ovelha pura e lã de camelo. Isso se deve aos grandes custos de mão-de-obra que são inevitáveis para a implementação de um projeto de costura.
A alpaca é um presente inestimável da natureza
O que é cashmere: características do tecido de lã de luxo
O processamento de tecidos de duas camadas possui vários recursos. Todas as costuras, incluindo os cortes na parte inferior do produto e as mangas, ao longo da borda lateral, a gola são "limpas", ou seja, fechadas, o que permite que você use a peça acabada nos dois lados.
Como cortar peças de tecidos de duas camadas
Antes de prosseguir com o corte de partes de um produto a partir de um tecido de duas camadas, costure o layout do modelo e faça as alterações e correções nele.
Recorte os detalhes do produto com permissões em todas as seções - 1 cm.
Como decorar casaco de caxemira
Preparação de peças para moagem
Determine a largura do subsídio futuro:
em tecidos finos de duas camadas, a largura da costura final será de aproximadamente 0,5-0,7 cm; se o tecido for grosso, a margem e a costura serão maiores.
Fixe as camadas do tecido de duas camadas:
nas bordas de todas as peças a uma distância de 1,5 cm do corte, coloque uma linha entalhada na máquina de costura com um comprimento máximo de ponto.
Dependendo da espessura do tecido, o ponto entalhado pode ser localizado a uma distância maior do corte, e a largura da costura na forma final aumentará de acordo.
Após o processamento da costura, a linha de marcação precisará ser removida.
Laminado o tecido:
Usando uma tesoura pequena, de ponta afiada, delamine todas as seções até a marca exata. Esta é uma condição necessária para fazer costuras lisas da mesma forma e espessura.
Como triturar peças de tecidos de duas camadas e costuras de processo
Costuras unstitched
Dobre as peças e costure na máquina de costura apenas as seções das camadas externas do tecido, afastando-se da linha marcada aprox. 0,7 cm (no meu caso, isso é metade da largura do pé).
Nesse caso, fatias das camadas internas das peças nunca devem ficar abaixo da linha.
Achate as permissões de costura da camada externa.
Gire as seções das camadas internas para dentro e pressione-as (ou prenda-as com pinos), enquanto as dobras devem ficar lado a lado.
Por conveniência, você pode definir subsídios.
Costurar manualmente as dobras das camadas internas com pontos ocultos.
Pontos básicos da mão
Retire a linha de marcação.
Passe a costura levemente nos dois lados. Ele será levemente convexo, de forma semelhante a um rolo pequeno.
Costuras costuradas
O processamento de tecidos de duas camadas com uma costura passando a ferro forma um rolo decorativo mais pronunciado, em contraste com as costuras descompactadas.
Determine em qual direção as margens de costura serão direcionadas, por exemplo, para o fundo ou as prateleiras.
Após a costura, delamine as fatias em apenas uma parte! Por exemplo, seções das costuras laterais das costas.
Dobre as peças umas com as outras e lixe-as, partindo da linha entalhada de 0,7 cm, capturando apenas um corte da camada externa da peça, na direção da qual as margens de costura serão direcionadas.
Corte as margens da costura em 0,7 cm e passe a ferro na camada interna da peça.
Gire a fatia da camada interna da peça para dentro para que ela se sobreponha à linha de costura das peças. Alfinete ou mordida e ferro.
Costurar manualmente com pontos escondidos.
Retire a linha de marcação.
Processando fatias de peças a partir de tecidos de duas camadas
Fatias na parte inferior do produto, mangas, ao longo da borda da gola, gola ou gola sem gola em produtos de tecidos de duas camadas são processadas da mesma maneira, independentemente do método de processamento das costuras que você escolheu, passando ou alisando.
Para seções abertas de peças, coloque um ponto entalhado com um comprimento máximo de ponto, a uma distância de 1,5 cm da borda (em mais tecidos tostados - 2 cm).
Use uma tesoura pequena e afiada para delaminar as seções abertas até a marca exata.
Desaparafuse as fatias para dentro exatamente para a linha marcada, bast e ferro.
Costure as seções dobradas manualmente entre si em pontos secretos.
Retire a linha de marcação.
Processando o canto das peças a partir de tecidos de duas camadas
Para cortes abertos de peças a uma distância de 1,5 cm da borda, coloque um ponto entalhado em uma máquina de costura com um comprimento máximo de ponto.
Vire para o outro lado precisamente para que a linha faça um ângulo reto.
Use uma tesoura pequena e afiada para delaminar as seções abertas.
Desaparafuse as fatias para dentro exatamente para a linha marcada, bast e ferro.
Nos cantos das seções, vire em uma direção.
Costure as seções dobradas manualmente entre si em pontos secretos.
Retire a linha de marcação.
Pronto
Poucas marcas possuem produtos acabados a partir de tecidos duplos costurados na técnica original. O fato é que o método "invisível" de processar costuras requer não apenas habilidade, mas também muita paciência da artesã. Cada ponto de uma costura fechada, feita à mão, deve estar em seu lugar, e haverá muitos desses pontos em um produto. Um mestre profissional pode levar até três dias para criar um casaco!
Os estilistas da famosa marca italiana MaxMara foram um dos primeiros a começar a aplicar ativamente essa técnica.
E hoje eles são os favoritos indiscutíveis, criando modelos de tecidos de duas camadas com costuras fechadas, feitos exclusivamente à mão.
Este não é o primeiro ano nas coleções da MaxMara, há mais e mais novos modelos de roupas feitos em uma técnica tão interessante para o processamento de costuras.
Como costurar uma saia de duas camadas com base em Max Mara
Principalmente - casacos, impecável e incrivelmente elegante. Por que não inspiração para o seu próprio projeto ?!
Algumas dicas:
✂ Se necessário, reforce costuras individuais, por exemplo, ombro, com uma faixa estreita cortada ao longo do oblíquo de um tecido fino e forte, ajustando-o para permitir a costura.
✂ Se o tecido de duas camadas for de duas cores ou se as camadas diferirem em composição e textura, determine qual das camadas será feita com as costuras fechadas manualmente e qual na máquina de costura (pequenas amostras serão suficientes).
✂ Tente selecionar as linhas exatamente no tom para que não fiquem visíveis.
✂ Se o tecido estiver com uma pilha ou padrão direcionado, preste atenção ao fato de que nas costuras e nos detalhes do produto essa direção deve coincidir.
✂ Use pontos de cores contrastantes para costurar o alinhavo.
Autora da master class e foto do processo: Julia Dekanova
Amostras e fotos de tecidos para a master class fornecidas por: @tkani.andreana
Foto do casaco: Máx. Mara